Ambiental resgata papagaios depois de denúncias de maus-tratos

A Polícia Ambiental resgatou dois papagaios, na manhã desta segunda-feira (16), depois de denúncias de maus-tratos, no Morro do Algodão, em Caraguatatuba. Apesar de nenhuma violência ter sido constatada pela equipe, a mulher responsável pelos animais foi autuada em R$ 1 mil reais por falta de autorização para cuidar de espécie silvestre.

Segundo a denúncia, a titira dos bichos agredia constantemente um cachorro e os dois papagaios. Os policiais foram recebidos por ela, que autorizou a fiscalização.

Segundo a Ambiental, o cachorro parecia bem alimentado, com água e local coberto para dormir. Os papagaios também pareciam bem cuidados.

Porém, a responsável não possuía autorização do órgão competente para manter as aves silvestres em cativeiro, o que configurou infração ambiental. Por isso, os papagaios foram apreendidos e destinados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Lorena, onde receberão os cuidados necessários.

O Papagaio-verdadeiro

O papagaio-verdadeiro é uma das espécies que mais sofrem com o tráfico ilegal de animais silvestres. Segundo a Ambiental, por ser uma ave encontrada com facilidade no território brasileiro e por emitir sons próximos da fala humana, é cobiçada pelos homens para ser usado como animal de estimação.

Ainda de acordo com a polícia, compra ilegal movimenta um mercado sombrio, que utiliza formas de captura e transporte precários.

Grande parte das aves são transportadas em caixas pequenas, tubos de cano de PVC, caixa de sapatos, sem ventilação e escondidas para dificultar a localização em fiscalizações. A grande maioria morre antes de ser colocada à venda.

A Ambiental lembra que denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *