Litoral Norte tem três mortes por afogamento no fim de semana

O Litoral Norte registrou neste fim de semana três casos de óbitos. Com o fim das restrições sanitárias contra a Covid e o forte calor beirando os 30 graus em pleno inverno, as praias ficaram lotadas.

Dois casos foram registrados em Caraguatatuba no sábado (21); um na Lagoa Azul, que fica na Praia do Capricórnio, região norte da cidade, e outro na Praia Martim de Sá, região central. O terceiro caso foi registrado no domingo (22) na praia da Cigarras, em São Sebastião.

Na Lagoa Azul, não há estrutura de guarda-vidas e na Martim, a operação começa 7h, uma hora depois da ocorrência do afogamento.

O afogamento na Lagoa Azul aconteceu por volta das 16h deste sábado. Segundo testemunhas, a vítima, de 16 anos, “mergulhou e sumiu” no rio.

O jovem, turista da capital, estava na praia com parentes, se alimentou e foi nadar. Segundo populares, ele passou mal 10 metros depois de mergulhar e foi retirado da água por eles. Quando o bote inflável do Corpo de Bombeiros chegou, a vítima estava em parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe médica da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu atestou óbito no local.

Sem guarda-vidas

Moradores e visitantes lamentaram a tragédia e manifestaram indignação: “Não é feriado e nem temporada ainda e a praia está cheia. Inacreditável não haver um guarda-vidas sequer!”, disse um turista.

Um homem residente no bairro pede por atenção. “Precisamos de uma estrutura, um controle  para coibir furtos nos carros, pessoas desrespeitosas invadindo os quintais”. Outro completou dizendo que a região não comporta tanta gente ao mesmo tempo. “Falta estrutura e segurança para o turista”.

Não sabia nadar

A outra vítima fatal por afogamento foi um empresário de São José dos Campos, de 30 anos. Por volta das 6h ele teria entrado no mar com duas mulheres, no canto direito da Praia Martim de Sá. Com o grupo, estava o sócio da vítima, que permaneceu na areia.

Em determinado momento, ele conta que as duas mulheres estavam com dificuldades de retornar à praia devido a alguma corrente. A vítima, que não sabia nadar, tentou ajudá-las e acabou se afogando. O turista foi retirado do mar por um surfista local e socorrido pelo Samu já em parada cardiorrespiratória e acabou entrando em óbito no local.

No momento do acidente, não havia guarda-vidas na praia, já que o expediente começa 7h.

Atendimento a vítima na praia (Foto: Jules Verne/ Divulgação)

O comandante do Corpo de Bombeiros, Newton Krüger, informa que “embora não seja de conhecimento as causas primárias do afogamento, a condição da vítima ou do mar, reforçamos novamente as orientações de que os banhistas façam uso das praias guarnecidas pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, próximos a eles e sob sua orientação”.

São Sebastião

Em São Sebastião, o caso foi registrado na tarde deste domingo na Praia da Cigarras, Costa Norte, quando um turista de Guarulhos de 23 anos, estava com a esposa e casal de amigos e foi nadar.

A suspeita é que tenha tido um mau súbito. Ele chegou a ser socorrido por populares, retirado da água até a chegada do SAMU. O médico da USA chegou realizou os procedimentos de primeiros socorros, mas a vítima morreu no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *