Cinco golfinhos são encontrados mortos após encalharem em São Sebastião

Cinco golfinhos morreram após encalharem no canto conhecido como Bora Bora, na praia de Boraceia, em São Sebastião, nesta terça-feira (24). Eram cinco fêmeas, com tamanhos de 1,9 metro e 2,5 metros.

Segundo pescadores, um grupo de aproximadamente 15 golfinhos passou pelo local no clarear do dia, entre filhotes e adultos. Eles foram vistos assobiando na zona de arrebentação e foram jogados na areia pelo mar. Os pescadores conseguiram auxiliar parte do grupo a retornar para o fundo, mas cinco acabaram encalhando.

A equipe do Instituto Argonauta recebeu diversos acionamentos de moradores, guarda-vidas e pela associação de moradores do bairro e foi até o local. Na avaliação inicial realizada na praia, os animais não apresentavam marcas de rede, agressão ou colisão, e não tinham lesões aparentes.

Todos passarão por necropsia e coleta de material biológico. “Serão feitos exames que detectam doenças virais, como morbilivirus, que já foi registrado nesta espécie no Havaí e em um surto de mortalidade de Botos-cinza entre 2017 e 2018”, divulgou o Argonauta.

Espécie nunca vista

Os animais da espécie golfinhos-de-Fraser nunca haviam sido registrados no Litoral Norte. Também é a primeira vez que cinco golfinhos encalham e morrem de uma vez na região.

A espécie ocorre nos mares tropicais e sub tropicais ao redor do mundo, em águas profundas, e são bastante raros na costa. O golfinho-de-Fraser é geralmente mais robusto que os outros pequenos delfinídeos, possui rostro (bico) bem definido e curto. As nadadeiras peitorais e dorsal são pequenas. A espécie apresenta capa dorsal de coloração cinza-escuro a cinza-amarronzado, os flancos cinza-claro e ventre de branco a rosado. O comprimento máximo encontrado foi de 2,64 metros e a espécie chega a pesar mais de 200 kg.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *