Ilhabela abre exposição fotográfica ‘Baleias e Golfinhos’ 

A exposição Fotográfica Baleias e Golfinhos de Ilhabela foi aberta ao público, nesta quarta-feira (2), e segue até setembro. As imagens dos animais registradas por Júlio Cardoso, Arlaine Francisco, Leonardo Wedekin e Frank Santos podem ser conferidas todos os dias da semana, das 9h às 18h, na sede da Fundaci (Rua Dr. Carvalho, 80 – Vila).

Não é necessário agendamento para visitar a exposição. O controle de acesso e os devidos protocolos sanitários contra a Covid-19 serão feitos pela equipe da Prefeitura.

“A oportunidade que temos hoje é poder apresentar para a população uma fauna incrível nessa exposição. Temos 11 espécies e não é em qualquer lugar que podem ser avistados. É um privilégio para Ilhabela e é fantástico que tem o apoio da Prefeitura. Acredito que o retorno vem, não só no turismo, mas em imagens de um lugar que tem uma fauna tão preservada”, disse Júlio Cardoso.

Exposição foi aberta ao público ontem, na sede da Fundaci (Foto: PMI/ Divulgação)

O trabalho de monitoramento dos cetáceos da região é realizado há 17 anos e, segundo os estudos, nos últimos cinco houve um aumento na presença da espécie baleia-jubarte. Daí veio a iniciativa de transformar Ilhabela em um ‘hotspot’ de turismo, conforme explica a secretária do Turismo, Luciane Leite.

“Para chegarmos a este momento fizemos várias ações como palestras voltadas aos proprietários de embarcações e marinheiros, além da confecção de banners com regras para distribuir nas marinas. E ainda haverá capacitação específica para agências de passeio, guias e monitores de turismo, que incluirá conteúdo teórico e saídas embarcadas para qualificar ainda mais os prestadores de turismo”, explicou.

Além disso, foi realizada uma capacitação para a rede pública de ensino com 70 diretores e coordenadores, e logo será feita a capacitação dos professores para que possam levar o conhecimento às crianças do município. Ainda integrado a rede de ensino, dois livros do Viva Instituto Verde e Azul serão introduzidos nas escolas.

Durante a abertura da exposição, o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, ressaltou a importância de um novo atrativo para a cidade. “Além do diferencial, traz oportunidades de empregos e turismo de qualidade, já que o turismo é a base industrial do município”.

Prefeito anuncia novidades durante exposição

Colucci aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de cinco novos píeres e a reconstrução dos antigos. “As faixas de mar precisam estar livres para acesso de visitantes, sem interferências, como no caso de residências e habitações que irregularmente invadiam essas áreas. A gente no passado teve coragem de enfrentar tudo isso. Se a gente quiser ser uma cidade turística, não podemos de forma alguma desperdiçar tudo que esse mar mostra pra gente”, finaliza.

Prefeito de Ilhabela acompanhou abertura da exposição e anunciou novidades (Foto: PMI/ Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *