A exposição Fotográfica Baleias e Golfinhos de Ilhabela foi aberta ao público, nesta quarta-feira (2), e segue até setembro. As imagens dos animais registradas por Júlio Cardoso, Arlaine Francisco, Leonardo Wedekin e Frank Santos podem ser conferidas todos os dias da semana, das 9h às 18h, na sede da Fundaci (Rua Dr. Carvalho, 80 – Vila).
Não é necessário agendamento para visitar a exposição. O controle de acesso e os devidos protocolos sanitários contra a Covid-19 serão feitos pela equipe da Prefeitura.
“A oportunidade que temos hoje é poder apresentar para a população uma fauna incrível nessa exposição. Temos 11 espécies e não é em qualquer lugar que podem ser avistados. É um privilégio para Ilhabela e é fantástico que tem o apoio da Prefeitura. Acredito que o retorno vem, não só no turismo, mas em imagens de um lugar que tem uma fauna tão preservada”, disse Júlio Cardoso.
O trabalho de monitoramento dos cetáceos da região é realizado há 17 anos e, segundo os estudos, nos últimos cinco houve um aumento na presença da espécie baleia-jubarte. Daí veio a iniciativa de transformar Ilhabela em um ‘hotspot’ de turismo, conforme explica a secretária do Turismo, Luciane Leite.
“Para chegarmos a este momento fizemos várias ações como palestras voltadas aos proprietários de embarcações e marinheiros, além da confecção de banners com regras para distribuir nas marinas. E ainda haverá capacitação específica para agências de passeio, guias e monitores de turismo, que incluirá conteúdo teórico e saídas embarcadas para qualificar ainda mais os prestadores de turismo”, explicou.
Além disso, foi realizada uma capacitação para a rede pública de ensino com 70 diretores e coordenadores, e logo será feita a capacitação dos professores para que possam levar o conhecimento às crianças do município. Ainda integrado a rede de ensino, dois livros do Viva Instituto Verde e Azul serão introduzidos nas escolas.
Durante a abertura da exposição, o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, ressaltou a importância de um novo atrativo para a cidade. “Além do diferencial, traz oportunidades de empregos e turismo de qualidade, já que o turismo é a base industrial do município”.
Prefeito anuncia novidades durante exposição
Colucci aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de cinco novos píeres e a reconstrução dos antigos. “As faixas de mar precisam estar livres para acesso de visitantes, sem interferências, como no caso de residências e habitações que irregularmente invadiam essas áreas. A gente no passado teve coragem de enfrentar tudo isso. Se a gente quiser ser uma cidade turística, não podemos de forma alguma desperdiçar tudo que esse mar mostra pra gente”, finaliza.