Grupo de danças urbanas de Caraguatatuba recebe premiação em Uberlândia

O grupo de danças urbanas Núcleo Manifesto, de Caraguatatuba, foi contemplado com o Prêmio de Criação no 7º Udi Urban – Festival de Danças Urbanas de Uberlândia, em Minas Gerais. O trabalho escolhido foi a versão digital ‘Prisão do Eu’. A equipe foi a única do Estado de São Paulo a receber a premiação, que também foi entregue a outros dois grupos.

‘Prisão do Eu’ terá exibição ao público nesta sexta-feira (21), às 20h, pelo Youtube, como parte da programação do evento mineiro, que ocorre até o dia 23 de maio, e pelo Facebook da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Segundo o fundador e diretor do grupo, Bruno Pedroso, “com imensa alegria e responsabilidade fomos contemplados com o Prêmio de Criação, do qual inúmeros grupos de dança e pesquisa de todo o país se inscreveram”.

‘Prisão do Eu’ é um trabalho extremamente apegado à técnica, expressão e comunicação. Pedroso afirma que, diante da crise sanitária da Covid-19, o grupo buscou reinventar-se com quaisquer ferramentas disponíveis, inclusive as virtuais. “Nosso conteúdo digital bebe diretamente da atual crise pandêmica que vivemos diariamente”, disse.

“No meu lugar como artista, surge a dúvida: e a liberdade? Como minha saúde mental se relaciona a quatro paredes: eu, preso, isolado, dentro de minha casa, morando com os meus avós – que fazem parte do grupo de risco – o dilema constante de estar ou não infectado, se eu tenho o poder de colocar um ponto final em tudo. O fantasma da ansiedade surge, as neuroses e preocupações, a euforia de que um singelo toque possa gerar milhões de consequências. A que distância estamos além da física? A que distância a arte está além da física?”

O trabalho ‘Prisão do Eu’ é voltado a todos àqueles que sofreram o medo e o anseio constante em algum momento; para que saibam que ninguém está sozinho e que o martírio de hoje se torna coletivo e, por conseguinte, universal.

Festival Udi Urban

O Udi Urban é um festival de danças urbanas idealizado pela produtora de eventos Udi Crew e ocorre anualmente na cidade de Uberlândia, com a participação de equipes de dança de rua de todo o País. Este ano, em sua 7ª edição, o festival é apresentado de maneira inteiramente virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *