O crescimento dos eSports no mundo

eSports

Pense na cena: estádio lotado, torcedores emocionados, times e jogadores espetaculares, além da mídia dando cobertura em todas as suas plataformas. Acabamos de descrever como são os jogos de hoje em dia no mundo dos eSports! Esse é o nível que já estamos vivenciando nas competições de jogos eletrônicos espalhadas pelo mundo. Por um simples motivo: é a indústria que mais cresce, e tem projeções gigantescas de sucesso e faturamento para os próximos anos.

Esse crescimento não é à toa e já estava se desenhando desde a década passada. Com o avanço da tecnologia e o acesso à internet de forma facilitada, as novas gerações estão optando por esse tipo de esporte, o das telas. E as novidades surgem a cada dia, as plataformas, para abrigar as transmissões e competições, evoluem numa velocidade impressionante, chamando a atenção de um público cada vez maior.

Esse fato chamou a atenção de investidores e empresas gigantescas, que desejam nadar na onda desse sucesso, despejando milhões em investimentos, patrocínios, publicidade, tanto em arenas, times, jogadores, como nos produtos e eventos diversos. No ano passado o setor de eSports lucrou o dobro do que tinha faturado há apenas três anos atrás. Se você achou bastante, é por que ainda não sabe sobre as projeções para os próximos cinco anos.

Estudos apontam que até 2025 o setor vai crescer em torno de 70%, movimentando na casa dos US$ 3,5 bilhões no mundo, um aumento expressivo se comparado aos US$ 2 bilhões dos dias atuais.

Junto com os eSports veio uma nova era: as plataformas de streaming. Não que elas ainda não existissem anteriormente, mas os games impulsionaram esse mercado de uma maneira nunca vista, e vice-versa. É fácil de fazer essa comparação, é só lembrar como você conseguia assistir uma partida de futebol ou de basquete do seu time anos atrás. Hoje sobram opções, e sobre o mercado de jogos eletrônicos podemos dizer o mesmo.

A plataforma Twitch foi uma das responsáveis por isso. Ela permite que qualquer usuário faça uma transmissão pessoal de vídeo, o que oportunizou jogadores e influencers da área a mostrarem suas experiências, fazendo partidas de exibição, comentando novidades, dicas, duelos, etc. O sucesso foi estrondoso, milhões de visualizações nos canais e muito dinheiro faturado, tanto por acessos como por doações dos fãs, algo permitido na plataforma, como forma de incentivar quem fornece os conteúdos.

Daí para TV e acesso de outras mídias foi apenas uma questão de detalhe, e para o sucesso também. Eventos gigantescos eSports começaram a ser montados, vendas de ingressos, premiações milionárias, e consequentemente equipes e jogadores num nível profissional elevadíssimo, tudo isso contribuindo para o espetáculo.

Um dos campeonatos mais importantes de eSports, o Mundial de League of Legends, foi o evento mais assistido da história desse segmento, batendo recordes atrás de recordes. Só de forma simultânea, a final foi assistida por 44 milhões de pessoas, sendo transmitida em várias plataformas, em quase 20 idiomas diferentes. Nesses dados não consta o público chinês, o país mais potente desse mercado, ao lado dos Estados Unidos. Então é só fazer as contas da quantidade de acessos e das projeções de sucesso daqui para frente.

Outra indústria que vem incentivando e ajudando os eSports a se desenvolverem e ganharem projeções mundiais é a indústria das apostas. Atualmente essas empresas montam campanhas publicitárias e de marketing direcionadas diretamente para os games, além de oferecerem milhares de vantagens e produtos nas suas plataformas. São milhões de apostadores espalhados pelo mundo, e o crescimento dos jogos eletrônicos chamou a atenção desse público. O transtorno que a pandemia causou com o cancelamento e adiamento de quase todas as competições esportivas no mundo fez com que os eSports ganhassem novos fãs e curiosos. Esse pessoal migrou para as competições de games, buscando aprender, torcer, se divertir, e claro, ganhar dinheiro. Com pandemia ou sem pandemia eles não irão mais abandonar, pois viram ali algo com extremo potencial de crescimento.

eSports na nova era

As projeções obviamente são animadoras. Até 2025, a audiência, que hoje gira em torno de 800 milhões, chegará a 1 bilhão fácil. O maior público dessa indústria está na Ásia, já que eles representam praticamente 50% desses números. Mas a América Latina é um mercado com potencial gigantesco, e todos os olhares para investimento e desenvolvimento estão voltados para esse pedaço do continente. O Brasil já está entre os maiores do mundo, e ainda tem muito a ser explorado e incentivado em nosso país. Estamos definitivamente numa nova era.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *