Após colapso na região, Caraguatatuba registra aumento de internações por Covid-19

O colapso anunciado em unidades hospitalares do Litoral Norte já provocou efeito imediato em Caraguatatuba, com o aumento no número de atendimentos e internações pela Covid-19. Segundo a secretaria de Saúde, cerca de 30% dos casos são originários de outras cidades. O censo epidemiológico divulgado hoje aponta taxa de ocupação de 77% em UTI e 54% em enfermaria.

No momento há dois pacientes internados na UPA Covid-19 que são de outros municípios: Natividade da Serra e Ubatuba. Na Casa de Saúde Stella Maris, o censo aponta quatro pacientes internados de outras cidades (Itatiba, Ubatuba, Roseira e Itaquaquecetuba), enquanto no Hospital Regional são 10 pacientes, oriundos de Ubatuba, Ilhabela, Taubaté, Campos do Jordão e Guarulhos.

Desde o início da pandemia, Caraguatatuba optou pelo investimento na montagem de leitos fixos em vez de criar hospitais de campanha, que poderiam ser desmontados a qualquer momento. A cidade disponibiliza hoje 75 leitos de UTI e 118 de enfermaria.

A secretaria de Saúde ressalta que o momento é de alerta por conta da migração natural de pacientes por conta dos casos de colapso. Segundo o índice divulgado pelo Estado, a cidade tem registrado índices abaixo de 50% na taxa de isolamento, o que aumenta a preocupação das autoridades sanitárias da cidade.

Risco de colapso

Com o avanço da pandemia e risco de colapso do sistema de saúde, o prefeito Aguilar Junior encaminhou mais um ofício pedindo ao governo do Estado de São Paulo a abertura completa do Hospital Regional do Litoral Norte.

O documento reitera a necessidade da abertura total da unidade hospitalar ou ao menos a funcionalidade do primeiro andar do prédio. O primeiro piso do hospital comporta ao todo 73 leitos.

Na última semana a Prefeitura de Caraguatatuba alertou a população sobre o aumento de infecções na cidade, principalmente em crianças, que antes não apresentavam sintomas da Covid-19. O município apresentou um aumento de 154% de positivos deste público, comparando números de 2020 com 2021.

Atualmente o Hospital Regional do Litoral Norte funciona exclusivamente para atendimentos referentes à Covid-19, com 35 leitos de UTI e 22 de enfermaria.

“Ter o Hospital Regional do Litoral Norte em plena funcionalidade é mais do que importante para enfrentarmos este momento difícil. Portanto, busco constantemente a abertura de mais leitos na unidade”, reconhece Aguilar Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *