Crise na Saúde culmina em exoneração de secretária em São Sebastião

Em meio às denúncias e críticas que atingem a gestão da Saúde em São Sebastião, a secretária Ana Soares foi exonerada do cargo. O prefeito não justificou o ato, e a Prefeitura sequer comunicou a exoneração.

No site oficial, o nome da ex-chefe ainda aparece como secretária, mas ela própria confirmou a saída. “Passei a ser responsável pelo hospital de Boiçucanga”, limitou-se a dizer Ana, que assumiu cargo de diretora na Fundação de Saúde. As portarias de exoneração e de nomeação foram publicadas somente nesta quinta-feira (18).

Hospital de Boiçucanga

Ana foi secretária durante 14 meses e ganhou notoriedade durante a pandemia, participando das lives do prefeito, que misturavam informações sobre Covid e campanha eleitoral. Mas as diversas reclamações sobre o pronto-atendimento de Boiçucanga e a falta de profissionais, medicamentos e insumos foram desgastando a secretária.

A crise na Saúde aumentou quando o prefeito bateu de frente com um grupo de médicos, acusando-os de fazer “operação tartaruga” no atendimento. A reação veio em uma “carta aberta”, na qual os profissionais se queixaram de atraso salarial e das condições de trabalho.

Na Câmara Municipal, Ana virou alvo até mesmo de vereadores aliados do prefeito, que cobraram providências dela. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a convocação da secretária para dar explicações.

O vereador Wagner Teixeira ainda propôs uma comissão para apurar as denúncias na Saúde. Mas passadas duas semanas, apenas André Pierobon e o próprio Wagner assinaram a proposta.

A ex-secretária, porém, tem preocupações maiores com inquérito policial e processos no Tribunal de Contas. As investigações envolvem locação de tendas para hospitais de campanha e compra de mobiliário hospitalar.

Chefia da Saúde

De acordo com a portaria, a enfermeira Maria Ângela está a frente da pasta provisoriamente. Ela era secretária-adjunta da Saúde e foi candidata a vereadora pelo PSDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *