São Sebastião informa doses insuficientes para primeira etapa da vacinação

Oito dias depois do início da vacinação contra Covid-19, a Prefeitura de São Sebastião divulgou números da aplicação das doses na cidade. Segundo o balanço, foram vacinadas 796 pessoas até esta quinta-feira (28), média de 99 por dia.

Com a chegada da segunda remessa, o município recebeu um total de 1.330 doses (760 da Coronavac e 570 de Oxford). Essa quantidade seria suficiente para apenas 66% das pessoas que a Prefeitura diz ter no público-alvo da primeira etapa da campanha: 2.004. Não há previsão para o envio da próxima remessa.

Vacinação

Na divisão por grupos prioritários, todos os 26 idosos do Lar Vicentino foram vacinados. Já entre os indígenas de Boraceia, a Prefeitura publicou informações divergentes. O site oficial comunica que a vacinação na aldeia foi concluída quarta-feira (27), com aplicação de 170 doses. Mas no balanço divulgado horas depois, a informação é que ainda faltariam 32 índios para tomar vacina.

Entre os profissionais da Saúde, a Prefeitura diz ter imunizado 600, de um total de 1.776. O jornal Nova Imprensa consultou um banco de dados do Ministério da Saúde, o Datasus, onde estão computados 1.269 profissionais da cidade que atuam no SUS, inclusos funcionários do setor administrativo. Há outros 205 da rede privada que não trabalham no SUS. Ao todo, a cidade tem 1.474 profissionais da Saúde, de acordo com o Datasus – 302 a menos do que a quantidade colocada pela Prefeitura no grupo prioritário.

Inicialmente, a Prefeitura divulgou que, na primeira etapa de vacinação, receberiam o imunizante somente funcionários da chamada “linha de frente”, que atuam no atendimento a pessoas com sintomas de Covid. Mas, com a chegada da segunda remessa, foram incluídos todos os funcionários da rede de Saúde.

Não foi informado o número de aplicações de cada vacina, nem se há reserva para garantir a segunda dose da Coronavac dentro do prazo de 28 dias, conforme recomenda a Anvisa.

A reportagem perguntou se a Prefeitura vai publicar uma lista dos vacinados, a exemplo do que tem feito outras cidades, mas não obteve resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *