Litoral Norte recebe cerca de 4 mil doses da Coronavac nesta quinta (21)

Os caminhões enviados pelo governo do Estado já saíram da capital, escoltados pela Polícia Militar

0
192
coronavac
As doses de Coronavac foram desenvolvidas no Instituto Butantan (Foto: Divulgação)

A primeira remessa da vacina Coronavac está prevista para chegar ao Litoral Norte nesta quinta-feira (20). Serão 3.880 doses para imunização contra a Covid-19 nas quatro cidades da região. Os caminhões enviados pelo governo do Estado já saíram da capital, escoltados pela Polícia Militar.

- Publicidade -

O imunizante, desenvolvido no Instituto Butantan, será entregue no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Taubaté e encaminhado para Caraguatatuba, onde as Prefeituras ficam responsáveis pela retirada.

Serão destinadas 760 doses para São Sebastião. A administração não informou a quantidade de pessoas que serão vacinadas em cada grupo. Na primeira etapa, devem ser vacinados funcionários da Saúde que atuam no atendimento dos casos suspeitos ou confirmados da doença, além dos que vão aplicar a vacina.  Também estão contemplados os idosos atendidos no Lar Vicentino, e os habitantes da terra indígena de Boracéia.

O Nova Imprensa apurou que o Lar Vicentino atende cerca de 30 idosos e que a reserva indígena tem aproximadamente 400 habitantes (incluindo crianças, que não devem ser vacinadas).

O arquipélago de Ilhabela receberá 480 doses, que serão destinadas aos profissionais de Saúde que estão na linha de frente do combate à doença. “O município seguirá com a campanha conforme as doses forem liberadas pelo Estado, de acordo com as orientações quanto aos grupos prioritários”, declarou o prefeito Antônio Colucci.

Carguatatuba receberá a maior parte das doses de Coronavac, com 1.840 unidades. Neste primeiro momento também serão priorizados os profissionais de Saúde no esquema de aplicação.

Em Ubatuba, a remessa é de 840 unidades do imunizante.

Coronavac

As remessas do Estado foram direcionadas diretamente a 64 cidades com mais de 30 mil habitantes e a outros 11 GVE regionais que farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação. No decorrer desta semana, as 645 cidades do Estado receberão seus quantitativos iniciais.

Após a distribuição do 1,5 milhão de doses de Coronavac destinadas ao Butantan, a campanha de imunização será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal, à medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses.

Em todo o Brasil, órgãos de fiscalização tentam atuar para evitar que vacinas sejam desviadas para políticos, seus familiares e apadrinhados.

Balanço

A região registra nesta quarta-feira (20) 17.643 casos confirmados de coronavírus e 276 mortes. No Estado, os novos casos aumentaram 34% no mês de janeiro, resultado das festas de fim de ano, e, pela primeira vez, hospitais atingiram 100% da capacidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). São 50.652 óbitos e mais de 1,6 milhão de testes positivos.

*Colaboração: Helton Romano

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui