Litoral Norte retoma aulas presenciais com restrição na capacidade de alunos

Apesar do crescimento de casos de contaminação pelo coronavírus, as Prefeituras do Litoral Norte decidiram retomar as aulas presenciais nas escolas municipais e particulares. Os municípios devem seguir as diretrizes estaduais do Plano SP, que está em fase amarela, e prevê restrições na capacidade de alunos nas salas de aula.

As quatro cidades da região registram 15.200 casos confirmados da Covid-19, sendo 257 mortes. Caraguatatuba tem 5.033 testes positivados e 124 mortes. Ilhabela tem o segundo maior número de contaminação, com 3.864 casos positivos e 18 mortes. Em São Sebastião são 3.193 pessoas já infectadas e 65 vieram a óbito. Ubatuba registra 3.110 casos e 50 mortes.

O Estado de São Paulo registra 48.379 óbitos e mais de 1,5 milhão de casos confirmados da nova doença. As taxas de ocupação dos leitos de UTI estão em 65,1%, com 5.361 pessoas internadas em estado grave e 12.530 pacientes em enfermaria. Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 611 com uma ou mais mortes.

Ilhabela

O arquipélago deve ser o primeiro a voltar ao sistema presencial e terá aulas aos sábados. Segundo o calendário da secretaria de Educação, as escolas começam a receber estudantes para a fase de acolhimento no dia 21 de janeiro, com atividades educativas extra curriculares. O período letivo inicia oficialmente em 1º de fevereiro.

A retomada vai acontecer em esquema de rodízio, com 50% da capacidade de cada sala, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado) para fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste momento, não haverá aulas em período integral e nem creches.

A secretaria informou que além dos protocolos padrão de higiene, haverá testagem em todos os professores, diretores, coordenadores, auxiliares, monitores, merendeiras e demais profissionais.

Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou o retorno do sistema presencial nesta segunda-feira (11). Por meio de decreto, foi confirmada a liberação a partir de 1º de fevereiro. Na rede municipal de ensino, os professores retornarão ao trabalho no dia 3 de fevereiro, com organização pedagógica, planejamentos e treinamentos sobre as medidas de biossegurança. Alunos e pais também devem participar de entrevistas e formações sobre as novas medidas previstas em sala de aula.

A administração não informou se haverá testagem em massa para profissionais ou alunos. A capacidade de estudantes nas salas de aula deve seguir os 70% orientados pelo governo do Estado. O calendário para o ano letivo compreenderá as exigências previstas pelo Ministério da Educação (MEC).

São Sebastião

Na cidade vizinha, está agendado para o início de fevereiro o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas. Mas a informação da data ainda está confusa. A Prefeitura, no site oficial, divulgou dia 1º de fevereiro. O prefeito Felipe Augusto também havia anunciado o retorno para o dia 1º, mas depois descobriu que os professores estão de férias até dia 2. Segundo a publicação no Facebook do prefeito, as aulas agora estão previstas para o dia 4.

O comunicado da Prefeitura informa que as escolas vão funcionar com 70% da capacidade. Dessa forma, os alunos devem aguardar por uma “convocação”. “As unidades de ensino farão o contato com as famílias dos alunos que serão convocados”, informa a Prefeitura.

Retomada do sistema presencial vai acontecer antes da vacinação (Foto: Helton Romano)

A secretária de Educação diz que serão priorizados alunos com dificuldades no aprendizado.

O comunicado não deixa claro se as creches também retomam as atividades na mesma data.

A decisão de limitar a capacidade em 70% segue recomendação do Governo do Estado para a fase amarela do Plano SP. O percentual, porém, pode ser alterado um dia depois do reinício das aulas, quando está prevista uma atualização das fases.

O retorno às aulas em São Sebastião estava condicionado à imunização contra o coronavírus. Pelo menos é o que declarou o prefeito numa live do dia 27 de agosto. “Na nossa cidade, aulas presenciais apenas a partir do próximo ano, se houver a vacina. Sem vacina, sem escola!”, garantiu Felipe, na ocasião.

Segundo a Secretaria de Educação, 43% dos professores fazem parte do grupo de risco.

Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba ainda não informou as estratégias para o ano letivo de 2021. Por meio de nota, a secretaria de Educação informou que está analisando a melhor medida, andando em consonância com o Plano SP, e estudando com os demais secretários de Educação da região.

Nenhuma das cidades tem previsão para início da campanha de vacinação contra o coronavírus.

*Colaboração: Helton Romano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *