Guarda-vidas que salvou família de afogamento é homenageado

O guarda-vidas temporário (GVT), Pedro Bento, foi homenageado pela Prefeitura de Ubatuba após salvar uma família de turistas de afogamento na praia do Puruba. Um casal com duas crianças foi carregado pela correnteza na desembocadura do rio, no dia 2 de janeiro, e Pedro fez o resgate sozinho.

correnteza

O GVT, de 28 anos, foi recebido pela prefeita Flavia Pascoal e os responsáveis pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo de Ubatuba (GBMar): o comandante de Ubatuba, Danilo Pisaneschi; o comandante do GBMar do Litoral Norte, Joao Batista Rapaci, e o comandante do GBMar estadual, Tenente Coronel Igor Klein.

A prefeita agradeceu a atuação de Bento no caso do afogamento, destacando que o início de ano foi muito dificultoso para a Prefeitura e muitas famílias, também com relação às chuvas, mas que o Corpo de Bombeiros exerce um papel fundamental.

O capitão do Gbmar, João Batista Rapaci contou que o jovem que fez o salvamento é filho de um guarda-vidas de Ubatuba, cabo Bento. “Esse GVT evitou uma tragédia. Além da rapidez no socorro, ainda seguiu os protocolos de utilização de equipamentos de flutuação como bola, boia, caixa de isopor, pranchinha. Que orgulho para esse pai”, comemorou.

Afogamento

No dia do acidente, a família foi arrastada pela correnteza no rio Puruba e Pedro, sozinho, conseguiu tirar o pai e deixá-lo em local seguro com apoio de uma bola e seguiu para resgatar a mãe e os filhos. Elas foram conduzidas para outra margem do rio e colocadas nas pedras, onde aguardaram o socorro do helicóptero Águia e da lancha do Gbmar.

Com a chegada do final do ano e do verão, o movimento nas praias aumenta consideravelmente e, com isso, também cresce o número de incidentes no mar, como afogamentos.

O Gbmar orienta que os visitantes tenham cuidado com as marés e os rios em dias chuvosos, com o aumento da correnteza e da força das águas. “É importante o banhista conhecer o local e os riscos da praia em que está. Mesmo que a pessoa saiba nadar, é necessário redobrar a atenção, pois muitas praias possuem bancos de areia, além das correntes marítimas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *