Caminhão é pego em flagrante fazendo despejo de esgoto irregular

Um caminhão do tipo limpa fossa foi pego despejando esgoto de forma irregular em Ubatuba. O flagrante de crime ambiental aconteceu no último sábado (12).

A Polícia Ambiental, durante a “Operação Piracema”, foi informada por moradores do bairro Sertão do Ingá que havia um caminhão despejando “insumos fecais” dentro de uma propriedade particular. A equipe foi até o local e encontrou o caminhão, registrado no município de Jacareí, em nome de “SAAE Serviços Autônomo Água e Esgoto de Jacareí”.

Esgoto descartado na rua

esgoto
(Foto: Polícia Ambiental)

A equipe descreveu que “o registro do compartimento de carga (tanque) estava aberto, despejando um líquido cinza escuro, com forte odor de fezes, com característica de esgoto residencial”.

Inclusive, segundo a Ambiental, o local já foi alvo de fiscalização e está embargado. O espaço fica em área particular sem qualquer delimitação (cerca ou barreira), com acesso livre de pessoas e veículos.

Questionado a respeito do procedimento, o motorista do caminhão confessou não ter licença, que estava regularizando os documentos, “para então iniciar o descarte do esgoto caseiro na base de tratamento de esgoto da Sabesp, no bairro Itaguá”.  Ele disse ainda que era a primeira vez que fazia o descarte naquele local.

Ele recebeu voz de prisão, juntamente com seu assistente e o veículo. Foi feito um boletim de ocorrência, com base no artigo 54 da lei de crimes ambientais 9.605/98. Após prestar esclarecimentos, eles foram liberados e devem responder em liberdade.

A Ambiental informa que denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *