Doria determina retorno da fase amarela em todo Estado de SP

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, determinou nesta segunda-feira (30) o retorno da fase amarela do Plano São Paulo  para combate da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada após registro do aumento dos casos da doença, visando o controle sanitário, e deve seguir pelo menos até o dia 4 de janeiro de 2021.

De acordo com o boletim da secretaria estadual de Saúde, houve um crescimento de 12% no número de óbitos e 7% de aumento no número de internações nesta semana. O Estado tem mais de 1,2 milhão de pessoas que já foram infectadas e registra 42.095 mortes.

O recuo à fase amarela não fecha setores econômicos em nenhuma das 645 cidades paulistas, mas fortalece ações de restrição e isolamento social. Na boca da alta temporada de verão, o Litoral Norte também deverá seguir as novas regras e ampliar medidas para evitar aglomerações.

A região registra 10.145 casos confirmados do novo vírus, além de 227 mortes. Hoje existem 88 pessoas internadas com a doença, sendo 64 em Caraguatatuba, 11 em Ubatuba, sete em Ilhabela e seis em São Sebastião.

Nesta terça-feira (1º), o governador vai se reunir com 62 prefeitos de municípios que tiveram avanço nos casos de Covid-19, entre eles Caraguatatuba e Ubatuba. O critério para o encontro foi de cidade que apresentam ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10% nos últimos sete dias.

O que muda com a volta da fase amarela

Com o regresso geral para a terceira das cinco fases do Plano SP, atividades como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público.

O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade do público. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até as 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela.

Outra medida de prudência decidida pelo Estado é a redução do prazo de análise dos dados da pandemia e capacidade de atendimento hospitalar por região. A medição de médias móveis de casos, mortes e taxas de internação de pacientes com Covid-19 passa a ser considerada em intervalos de sete dias, e não mais a cada quatro semanas.

Escolas

A decisão desta segunda não altera a programação de volta às aulas da Secretaria de Estado da Educação. Tampouco há previsão de novo fechamento de escolas para aulas presenciais com limitação de alunos por turmas e turnos.

Recuo

Desde o dia 6 de outubro, as regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba e Sorocaba estavam na fase verde, a penúltima prevista pelo Plano SP. No dia 16 de novembro, o Governo do Estado decidiu adiar nova reclassificação devido a instabilidades de dados do Ministério da Saúde. Se tivesse sido mantido, o cronograma anterior deixaria 89% da população do estado na fase verde, com o progresso de outras seis regiões.

Alerta

João Doria reforçou o apelo à população para que todos mantenham o engajamento e a mobilização para conter a pandemia. “Até a chegada da vacina e a imunização dos brasileiros, precisamos ter cautela e muita orientação, principalmente aos mais jovens. Por favor, evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e compreendam que a Covid-19 não foi embora”, frisou Doria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *