Prefeituras se mobilizam para feriado e voltam a pedir ajuda do Estado

As prefeituras do Litoral Norte estão preparando ações para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus (Covid-19) durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil). A data é comemorada na próxima segunda-feira (12 de Outubro) e o movimento de veículos nas estradas rumo ao litoral está previsto para iniciar já nesta sexta-feira (9).

Em Caraguatatuba, a previsão é de receber 150 mil turistas. A taxa de ocupação da rede hoteleira está em 70%. A preocupação com uma proliferação da doença durante o feriado fez com que a Prefeitura de Caraguatatuba voltasse a pedir ajuda ao governo do Estado. O prefeito Aguilar Junior encaminhou um novo ofício ao governador João Dória, onde pede reforço das polícias Militar e Civil, além da Vigilância Sanitária para atuarem na cidade.
“Caraguatatuba tem apresentado elevadas temperaturas desde o inverno e, como consequência, atraindo turistas das mais diversas regiões do país. Por isso, as autoridades municipais preveem uma intensa movimentação de pessoas no feriado da Padroeira”.
O prefeito lembrou, ainda , que os municípios do Litoral Norte possuem número reduzido de leitos hospitalares de isolamento capazes de atender o eventual aumento da disseminação do vírus. Assim, pede que o policiamento se una às equipes de fiscalização da prefeitura de Caraguatatuba na adoção de medidas preventivas.
feriado
Em São Sebastião, a Prefeitura realizará bloqueios sanitários nas divisas do município. A operação começa nesta sexta-feira, das 13h às 18h, e sábado (10), das 9h às 13h, tanto na Costa Sul, quanto na Costa Norte da cidade.
Haverá também operações para inibir o turismo clandestino de um dia. Este tipo de viagem só é permitido mediante a autorização prévia e pagamento de taxa. Atualmente, a única praia destinada para este tipo de turismo é a Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores, na região central da cidade.

A Prefeitura de Ilhabela criou restrições e medidas de proteção para o recebimento dos turistas, visto que Ilhabela tem por volta de 11 mil leitos de hospedagens em hotéis e pousadas. Pelas regras, os estabelecimentos devem aguardar 24 horas entre um hospede e o outro, para a ocupação do quarto.

Bares e restaurantes poderão operar até às 23h. Os passeios no arquipélago só podem acorrer com acompanhamento de guias e em grupos de até seis pessoas. Na entrada da balsa, segue a ação que registra os dados dos visitantes, que devem assinar um termo de responsabilidade confirmando ciência dos horários de funcionamento dos comércios, uso de máscara e entendimento sobre a necessidade do distanciamento social.

Para evitar a aglomeração nas praias e ruas, foi planejado um reforço policial extra para atuar em quatro pontos específicos, com cinco viaturas e duas motos, junto às equipes de Fiscalização e do Trânsito. Foi decido também que caixas de som e veículos que estejam emitindo som alto serão apreendidos.

Protocolos de saúde no feriado

Nas quatro cidades da região, a rede hoteleira já voltou a atender em sua capacidade máxima, mas devem manter critérios sanitários para o funcionamento, tais como mesas como distanciamento entre mesas e nas áreas sociais.
Bares e restaurantes também devem seguir as normas de restrição na capacidade, horários e higiene de cada cidade. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório em todos os estabelecimentos e locais públicos da região. Comerciante flagrado com clientes sem uso de máscara pode ser multado em R$ 5.025,02 por pessoa. Já para quem estivem sem o equipamento nas vias públicas a multa é de R$ 524,59.
A fiscalização na areia da praia é de competência do governo do Estado. Entretanto, a Defesa Civil tem ajudado com orientação aos banhistas em relação às aglomerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *