Empresário doa desfibrilador para comunidade do Bonete após caso de morte

Um empresário, que preferiu não se identificar, fez a doação de um aparelho desfibrilador externo automático (DEA), para a Unidade Básica de Saúde da comunidade caiçara do Bonete, no extremo sul de Ilhabela. O equipamento foi disponibilizado após a morte do pescador Jair Leite de Souza, que teve um mau súbito e não conseguiu ser atendido a tempo, no dia 20 de agosto.

O Bonete tem acesso remoto e só é possível chegar com embarcações pelo mar ou a pé, por uma trilha de aproximadamente 15 Km. A comunidade não possui um hospital, nem médicos disponíveis. O caso deixou os moradores da comunidade revoltados, já que a legislação prevê a presença do equipamento em todos os postos de saúde do município.

O DEA tem um custo aproximado de R$ 10 mil. A Prefeitura de Ilhabela informou que a aquisição estava em processo licitatório e que a sessão de pregão eletrônico já havia ocorrido no dia 19 de agosto. Porém, a doação chegou antes.

Mobilização pelo desfibrilador

Após a circulação de um vídeo que mostrou a comunidade tentando reanimar seu Jair e uma espera de cerca de duas horas por socorro médico, a Associação de Moradores e Amigos de Bairros do Sul da Ilha (Amab Sul) se mobilizou em prol da causa e conseguiu apoio do empresário local. Nas imagens, um dos moradores lembra das cobranças feitas há anos sobre assistência médica, do DEA e da presença de guarda-vidas, com equipamentos de salvamento, para a comunidade.

A compra do DEA foi realizada ainda em meados de agosto, mas a entrega demorou por conta da greve dos Correios. O equipamento chegou às mãos do representante da Associação Bonete Sempre, Marcelo dos Santos, neste domingo (27) e já está na comunidade do Bonete.

“Em nome das centenas de moradores da comunidade do Bonete e dos milhares de turistas que nos visitam anualmente, deixamos sinceros agradecimentos a essa iniciativa humanitária que certamente salvará vidas”, publicou a Associação Bonete Sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *