Defesa Civil alerta para onda de calor no Litoral Norte neste fim de semana

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a chegada de uma onda de calor, incluindo a região do Litoral Norte. Embora a estação em vigor seja o Inverno, até domingo (13), os termômetros devem chegar a 35ºC na região.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) estima que no sábado (12) a máxima pode atingir 37ºC em Caraguatatuba. O fim de semana deve ter o céu parcialmente nublado, mas mínima não deve ficar em menos de 20ºC.

Cuidados no calor

O Índice Ultravioleta (IUV) calculado é 9, considerado muito alto, por isso há necessidade de cuidados, principalmente com crianças e aqueles que trabalham ao sol. Com o IUV de 8 a 10 é preciso tomar precauções extras porque a pele desprotegida e os olhos pode sofrer danos. Nessas condições, o risco de queimadura é alto e o tempo para a pele começar a queimar é de 15 a 25 minutos.

O excesso de exposição aos raios ultravioletas (UV) naturais também podem trazer graves consequências, como o câncer de pele. A doença é considerada a de maior incidência no país, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados.

Medidas de fotoproteção também são fundamentais para prevenir o aparecimento de manchas, pintas e sardas. Dermatologistas recomendam evitar a exposição ao sol das 10h às 16h e usar sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sol e óculos escuros quando estiver ao ar livre.

A estação seca e quente também é prejudicial para a saúde e a baixa umidade do ar requer cuidados, principalmente para as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças respiratórias e comprometimento coronário, especialmente neste tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

calor

A desidratação pelo ar seco no calor também preocupa, pois quando a umidade do ar está baixa, o pulmão continua necessitando de um ar com 100% de saturação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Mas, nesta estação, ela tende a cair para menos de 30%.

 

Nessas situações de muito calor, há um significativo aumento de buscas por atendimento médico, principalmente por pessoas alérgicas. Isso acontece porque as mucosas costumam ressecar e inflamar nestes períodos. Os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável.

Algumas dicas para este período seco é a ingestão de bastante líquido; espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir, ou utilizar umidificadores de ar; evitar grandes aglomerações; evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado; lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia e evitar exercícios físicos entre às 10h e 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *