Rio do Ouro ganha nova UBS com capacidade de 1,4 mil atendimentos por mês

Uma antiga reivindicação da comunidade de Caraguatatuba foi contemplada na última sexta-feira (3) com a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio do Ouro. Localizada na Avenida Timóteo do Rosário, 177, o novo espaço deve atender cerca de 9,2 mil pessoas e realizar uma média de 1,4 mil atendimentos/mês.

A unidade conta com três consultórios médicos, dois consultórios ginecológicos, consultório odontológico, farmácia, sala de vacina, sala de coleta e procedimentos, sala de observação, sala de inalação, sala de curativos, sala de expurgo e esterilização, setor administrativo, almoxarifado, depósito de materiais, além de recepção climatizada, sala de espera, banheiros, fraldário e área para ambulância.

Sedundo a prefeitura, a abertura da UBS vai desafogar o atendimento realizado hoje na unidade do Jaraguazinho.

Na entrega oficial, estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito Campos Junior, o secretário de Saúde, Amauri Toledo, o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, além dos vereadores João De Paula, Vandinho, Flávio Nishiyama, Tato Aguilar e Vilma Teixeira.

Homenagem

A UBS homenageou o ex-vereador Jorge Jacinto de Oliveira, mineiro de Leopoldina (MG) que se mudou para Caraguatatuba ainda jovem com 14 anos com seu irmão mais velho José. Trabalhou como entregador de pães e logo aprendeu o oficio de padeiro, profissão que exerceu com muito orgulho.

Aos 23 anos conheceu e casou-se com sua esposa Julia Francisca dos Reis Oliveira com quem teve seus cinco filhos, Juliana, Jaqueline, Thais, Jorge Luiz e Thierry.

Foi proprietário de um trailer quando as praias da cidade ainda nem tinham quiosques. Logo vendeu sua casa no bairro Gaivotas para construir o seu sonhado ‘Quiosque Sereia’, onde fazia campeonatos de futebol, sua outra grande paixão.

Nesse período mudou-se para o bairro Rio do Ouro, onde fincou raízes sendo proprietário de alguns comércios, como bares e padarias. Como morador, viu os problemas que a comunidade enfrentava e abraçou todas as causas, tornando-se um líder comunitário.

Foi presidente da associação de bairro, fundou o time de futebol Rio do Ouro, promoveu, juntamente com sua esposa e outras lideranças, diversos eventos para arrecadação de fundos em prol dos moradores, além de realizar campeonatos esportivos e desfiles visando incentivar os jovens a não se renderem às drogas.

Em 1996 foi eleito o primeiro vereador do bairro, conseguindo concretizar alguns dos seus pedidos. Lutou para que o muro de arrimo fosse construído, acabando com as enchentes que eram recorrentes no bairro, reivindicou e conseguiu que as ruas do bairro fossem melhoradas, por meio do calçamento e com isso o transporte público pôde se estender até o horto florestal.

Ele também exigiu a mudança do nome da Ilha do Sol, antes chamada de Ilha do Terror. Batalhou para que o bairro tivesse escola pública, creche e UBS que era seu sonho e hoje recebe seu nome.

Jorge Jacinto faleceu em 26 de dezembro de 2015 deixando viúva, filhos, netos e um extenso trabalho como parlamentar e cidadão. Além de deixar uma legião de amigos, já que foi considerado um político prestativo e cidadão exemplar.

A inspetora de alunos e uma das filhas do homenageado, Juliana Reis de Oliveira Santos, falou da emoção da família. “Um sonho, uma alegria. Meu pai lutou muito pelo bairro e a família achava que receberia uma homenagem de nome de rua, mas meu pai terá o nome dessa linda UBS”.

Emocionada, outra filha do homenageado, Thais Daiana dos Reis Oliveira Gonzales, falou que essa era uma luta de seu pai. “De onde estiver, seu sonho foi concretizado e ele eternizado nesta obra”.

O prefeito Aguilar Junior destacou a importância da descentralização dos serviços de Saúde. “Esta será a quarta Unidade Básica de Saúde construída na atual gestão. Já foram entregues as Unidades do Perequê-Mirim, Sumaré e Jetuba. E ainda em construção está a UBS do Balneário Golfinhos e temos a proposta da UBS Gaivotas. Investir em saúde é salvar vidas e isso mostra a importância neste momento de pandemia, como fizemos abrindo a UPA Norte e inaugurando a UPA Sul. Já pararam para pensar se não tivéssemos investido nas duas UPAs nesse período de pandemia? Isso é enfrentar, investir na Saúde. E agora entregamos a UBS do Rio do Ouro, que ficou linda, adequada e foi muito elogiada pelos funcionários”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *