PF prende auditor da Receita Federal em São Sebastião

Um auditor fiscal da Receita Federal de São Sebastião, foi preso nesta sexta-feira (12) pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Probitas.

Ele é acusado de cobrar propina no valor de R$ 23 milhões de um comerciante da cidade que acionou o órgão federal que registrou o caso na PF

A investigação teve início em março deste ano, após o recebimento de denúncia contra servidor público, por parte de um empresário, que informou estar sendo pressionado a fornecer-lhe dinheiro.

De acordo com a Polícia Federal, durante as investigações foi possível constatar a denúncia, onde o servidor federal teria solicitado a propina no valor aproximado de R$ 23 milhões mediante a promessa de deixar de autuar o estabelecimento comercial e encerrar os procedimentos de uma fiscalização tributária em andamento.

Durante a operação da PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nas cidades de São Paulo e São Sebastião.

Diante dos fatos, os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva tributária, da Lei nº 8.137/90; associação criminosa, prevista no Código Penal; ou por organização criminosa da Lei nº 12.850/2013, a depender da evolução das investigações.

Conforme a PF, a operação recebeu a denominação Probitas, origem latina da palavra probidade, pois o que se busca com as investigações é restabelecer a probidade dentro da administração pública, por meio da identificação e afastamento de servidores corruptos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *