Os casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) saltaram de 56 para 138 em Ilhabela, em um período de 20 dias. Existem ainda dois óbitos e 68 pessoas com suspeita da doença, aguardando resultados de exames. No Litoral Norte, o número de infectados chegou a 1.066, além de 42 mortes.
O aumento da ocorrência no arquipélago aconteceu no momento de flexibilização na travessia de balsas. De acordo com a prefeitura, a matemática mostra que existem motivos claros para manter a restrição diante da possibilidade de saturação da estrutura de atendimento na rede pública com uma possível explosão de casos da doença.
Ainda de acordo com a adminisitração municipal, outro fato que preocupa é o aumento de ocupação nas praias, observado neste fim de semana. Os dois fatores – o crescimento dos casos e a maior ocupação das praias – ocorreram depois que a prefeitura atendeu ao pedido de manifestantes para flexibilizar ainda mais a travessia para entrada e saída de residentes. Foram registradas 1686 entradas, no período de 9 a 14 de junho, e 2082 entradas de 15 a 21 de junho.
Após o período em que a prefeitura atendeu orientação de flexibilização do estado de São Paulo, os casos duplicaram no município e estão preocupando as equipes de Saúde, que vêm verificando que parte da população não está respeitando as medidas de isolamento, evitando aglomerações no comércio, nas praias, e também não estão utilizando máscaras na rua.
Por esses motivos, a Secretaria de Saúde reiterou que as medidas de isolamento e distanciamento social são as melhores maneiras de evitar a propagação do vírus. “A flexibilização destas medidas de isolamento deve ocorrer, porém com critérios técnicos e em momentos oportunos. A Prefeitura de Ilhabela reforça a necessidade de evitar aglomerações e do uso constante de máscaras. A administração pede à população a adesão a estas medidas tão simples, porém importantes no combate ao coronavirus”, destacaram representantes da equipe de profissionais que integram o comitê de enfrentamento.
Flexibilização
Após manifestações, a Prefeitura de Ilhabela aderiu ao Plano São Paulo de Flexibilização e desde a última sexta-feira (19) ampliou a liberação da entrada de veículos pela balsa. No mesmo período, a cidade também avançou na retomada das atividades econômicas. Porém, a gestão destaca que a partir de agora, o número de casos da doença será observado antes de ampliar a tomada de decisões referente a abertura.
No dia 13 de junho foi realizada, inclusive, dentro de uma das balsas, do lado do arquipélago, uma manifestação de um grupo intitulado “Balsa Livre”. A ação foi apoiada por moradores de segunda residência, empresários, vereador, pré-candidatos, político, entre outros, que apontaram a restrição como “absurdo”. Nesta última semana houve também manifestação pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em prol do afrouxamento da restrição na travessia.