Casos de Covid-19 saltam de 56 para 138 em 20 dias em Ilhabela

Os casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) saltaram de 56 para 138 em Ilhabela, em um período de 20 dias. Existem ainda dois óbitos e 68 pessoas com suspeita da doença, aguardando resultados de exames. No Litoral Norte, o número de infectados chegou a 1.066, além de 42 mortes.

O aumento da ocorrência no arquipélago aconteceu no momento de flexibilização na travessia de balsas. De acordo com a prefeitura, a matemática mostra que existem motivos claros para manter a restrição diante da possibilidade de saturação da estrutura de atendimento na rede pública com uma possível explosão de casos da doença.

Entrada pela balsa foi flexibilizada desde 19 de junho (Foto: Ronald Kraag)

Ainda de acordo com a adminisitração municipal, outro fato que preocupa é o aumento de ocupação nas praias, observado neste fim de semana. Os dois fatores – o crescimento dos casos e a maior ocupação das praias – ocorreram depois que a prefeitura atendeu ao pedido de manifestantes para flexibilizar ainda mais a travessia para entrada e saída de residentes. Foram registradas 1686 entradas, no período de 9 a 14 de junho, e 2082 entradas de 15 a 21 de junho.

Após o período em que a prefeitura atendeu orientação de flexibilização do estado de São Paulo, os casos duplicaram no município e estão preocupando as equipes de Saúde, que vêm verificando que parte da população não está respeitando as medidas de isolamento, evitando aglomerações no comércio, nas praias, e também não estão utilizando máscaras na rua.

Por esses motivos, a Secretaria de Saúde reiterou que as medidas de isolamento e distanciamento social são as melhores maneiras de evitar a propagação do vírus. “A flexibilização destas medidas de isolamento deve ocorrer, porém com critérios técnicos e em momentos oportunos. A Prefeitura de Ilhabela reforça a necessidade de evitar aglomerações e do uso constante de máscaras. A administração pede à população a adesão a estas medidas tão simples, porém importantes no combate ao coronavirus”, destacaram representantes da equipe de profissionais que integram o comitê de enfrentamento.

Flexibilização

Após manifestações, a Prefeitura de Ilhabela aderiu ao Plano São Paulo de Flexibilização e desde a última sexta-feira (19) ampliou a liberação da entrada de veículos pela balsa. No mesmo período, a cidade também avançou na retomada das atividades econômicas. Porém, a gestão destaca que a partir de agora, o número de casos da doença será observado antes de ampliar a tomada de decisões referente a abertura.

Movimento pediu abertura da balsa (Foto: Arnaldo Junior)

No dia 13 de junho foi realizada, inclusive, dentro de uma das balsas, do lado do arquipélago, uma manifestação de um grupo intitulado “Balsa Livre”. A ação foi apoiada por moradores de segunda residência, empresários, vereador, pré-candidatos, político, entre outros, que apontaram a restrição como “absurdo”. Nesta última semana houve também manifestação pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em prol do afrouxamento da restrição na travessia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *