Saiba o que volta a funcionar no Litoral Norte no dia 1° de junho

Novas regras dependem de critérios, como número de morte e ocupação de leitos de UTI

3
5950
Novas regras iniciam na segunda-feira (Foto: PMC/ Divulgação)

A partir do dia 1°, diversos serviços voltam a funcionar no Litoral Norte. A decisão do governo do Estado de São Paulo define novas regras para flexibilização da quarentena , conforme a situação de cada município.

- Publicidade -

O Litoral Norte foi classificado como fase 2, laranja, onde é permitido a reabertura de alguns setores da economia com restrições de número de pessoas e uso de máscaras, que continua obrigatório.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, os shoppings e o comércio nas cidades da fase laranja, só poderão operar atendendo 20% da capacidade, com permissão de abertura durante quatro horas por dia e sem praça de alimentação.

O período  de quatro horas por dia vale também para imobiliárias, concessionárias e escritórios em geral. Indústrias e construção civil estão autorizados, desde que atendam as normas de sua categoria. Espaços públicos e pontos turísticos permanecem fechados.

São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto informou que a fase 2 contemplará a abertura das praias, inclusive com vendedores ambulantes de segunda a quinta-feira.

Estão autorizados estúdios de Pilates, personal trainer, manicures e cabeleireiros. Os bares, restaurantes e padarias também poderão abrir, em resumo, para retiradas de alimentos e delivery. Comércios de rua podem funcionar, exceto grandes magazines.

Caraguatatuba

Há uma recomendação da Prefeitura Municipal para não utilizar as praias neste período e o estacionamento nas orlas das praias continua proibido. Por conseguinte, as ações de orientação sobre a pandemia continuam sendo feitas pela Defesa Civil e o GBMar.

Estão previstos apenas para a terceira fase: quiosques, hotéis e pousadas. A exceção de pessoas que precisam de pernoite e estão ligados ao combate da Covid-19, como médicos, caminhoneiros de serviços essenciais, etc., desde que não haja utilização de áreas comuns (salões, piscinas). Academias estão proibidas para utilização.

Ubatuba

O prefeito Décio Sato informou em transmissão em redes sociais que as praias da cidade estão liberadas para práticas esportivas individuais. Ambulantes não podem voltar a trabalhar na praia neste período, mas em outros locais da cidade estão liberados.

A prefeitura informou ainda que academias podem solicitar à prefeitura o uso de quadras para práticas de seus frequentadores.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela divulgou que a flexibilização na ilha será gradual, obedecendo as seguintes etapas:

– 1/6 contempla a abertura do comércio em geral, com restrições de funcionamento, e liberação das praias para esportes individuais.

– 8/6 está programado um decreto para reabertura das balsas para moradores de segunda residência.

– 15/6 podem retornar bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza.

Entenda os critérios e as fases do Plano São Paulo

As regras que definem a reabertura de determinados setores de cada região são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

Caso a região tenha piora nos índices, a requalificação de fase para mais restritiva será feita semanalmente. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas.

O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas.

3 COMENTÁRIOS

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui