Com 200 anos de tradição, Congada de São Benedito acontece online em 2020

A Congada de São Benedito é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Brasil e acontece há mais de 200 anos em Ilhabela. Celebrada nas ruas do arquipélago desde 1794, de acordo com registros do arquivo do Estado de São Paulo, em 2020 a festa de devoção ao santo negro será online, devido a pandemia mundial do coronavírus (Covid-19).

A programação virtual começa nesta sexta-feira (15), com a exposição sobre a Congada, com fotografias, pinturas, xilogravuras e documentários produzidas por artistas de locais em anos anteriores. Giba e Eros Pinna, Lais Helena, Marcio Pannunzio, Maristela Colucci, Ricardo Imakawa e Vicente Barnabeu são os artistas selecionados.

Ao longo do fim de semana também serão lançados vídeos produzidos conforme as recomendações do período de quarentena. Os congueiros gravaram depoimentos e embaixadas das suas próprias casas. Além disso, também foram utilizados materiais de arquivo gravados em anos anteriores, que serão exibidos pelo site: www.congadadeilhabela.com.br.

A missa dos Congos, tradicionalmente realizada no domingo pela manhã, será transmitida online pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda.

História

A festa da Congada conta com teatro de rua, comida, música, dança e muita devoção. A alegria dos tambores e da tradicional marimba, das flores e das cores atrai centenas de expectadores locais e turistas todos os anos.

O Baile dos Congos, momento mais esperado da festa, representa a história da guerra entre os reinos de Congo, cujos súditos do Rei, sempre vestidos de azul, são cristãos e devotos de São Benedito, contra o exército de Luanda, que são os mouros pagãos e vestem as cores vermelho e rosa. Quando o exército azul do Congo consegue derrotar a tropa inimiga, o Rei acaba concedendo o perdão em nome da bondade de São Benedito. O embaixador se emociona com o perdão concedido pelos vencedores e se torna mais um devoto fiel do santo, assim como seu povo.

E o romance não poderia ficar de fora da história. O Rei do Congo havia se apaixonado por uma mulher do povo e com ela teve um filho, mas por medo das consequências deste amor em seu reinado, mandou a amante embora ainda grávida. Ela foi para Luanda e teve o bebê, que se tornou, justamente o embaixador de vermelho que volta para aterrorizar o reino do Congo. Em busca de seus direitos acontecem as batalhas, mas a misericórdia de São Benedito é maior e sela o destino dos dois reinos, do pai e do filho.

A programação virtual da Congada é uma iniciativa da Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).

Programação 2020

15/5 – (sexta-feira)
9h – Lançamento do site e Exposição Virtual
12h- Documentário: Congueiros
17h- Lançamento do vídeo: Levantamento do Mastro

16/5 – (sábado)
9h – Lançamento do vídeo: Trechos do Primeiro Baile
12h – Documentário: Ucharia de São Benedito

17/5 – (Domingo)
10:30h – Live da Missa dos Congos no Facebook da Paróquia Nossa Senhora D’ajuda – Pascom
11h – Vídeo: Homenagem dos Congueiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *