Armas compradas na feira do rolo de Caraguá são apreendidas em Natividade

A Polícia Militar Ambiental Terrestre apreendeu três armas ilegais e uma série de munições na cidade de Natividade da Serra neste sábado (23). Segundo a equipe, os armamentos foram comprados na feira do rolo de Caraguatatuba.

A PM chegou a um sítio onde estavam as armas enquanto patrulhava a estrada do Pouso Altinho. O propósito no local é coibir a caça de animais silvestres e destruição da flora da região, devido a recorrente extração de palmito.

O local faz divisa com o Parque Estadual da Serra do Mar e, de acordo com a Ambiental, a vistoria da propriedade foi autorizada pelo dono, identificado como J. A, de 33 anos.

sítio onde armamento foi apreendido
Sítio em Natividade da Serra onde o armamento foi apreendido (Foto: PMA)

Já na parte externa da residência foram encontrados quatro cartuchos de calibre 32 deflagrados. Quando questionado a respeito, o proprietário informou que, de fato, possuía três espingardas na residência, sem registro/autorização.

Em seguida, no interior da casa, com consentimento do morador, foram localizados armamentos, munições e petrechos: uma espingarda calibre 24; uma espingarda calibre 32; espingarda calibre 36; uma espingarda de pressão.

Além de três embalagens de pólvora; 11 cartuchos intactos calibre 32; nove cartuchos deflagrados calibre 32; dois cartuchos intactos calibre 36; quatro cartuchos deflagrados calibre 36; um cartucho calibre não identificado; uma caixa de espoleta para cartuchos 32 e 36 com 14 unidades; 27 espoletas para cartuchos 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36 e 9.1 longo.

Além disso, foram localizadas cinco embalagens contendo chumbo e dois petrechos artesanais para confecção de cartuchos.

Armas sem procedência

Questionado sobre a aquisição do armamento, J.A. informou à equipe que as adquiriu na feira do rolo de Caraguatatuba, sem procedência ou documentação.

A PMA informou que “o local é conhecido por vender produtos de origem ilícita e a recomendação é nunca comprar nada sem saber sua origem ou sem nota fiscal”.

Assim sendo, o proprietário do sítio, armamento, munições e os materiais apreendidos foram conduzidos até a delegacia de polícia. J.A. foi liberado após o pagamento da fiança e responderá em liberdade por posse ilegal de armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *