UPA Central de Caraguá vai atender apenas casos suspeitos de Covid-19

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro de Caraguatatuba vai atender apenas casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) e síndromes gripais. Em caso de situações extremas, o paciente será submetido a uma radiografia ou tomografia para ver a condição do pulmão.

Boletim divulgado pela Prefeitura de Caraguatatuba nesta quinta-feira (16), aponta que o número de casos confirmados da doença chegou a 13, sendo duas mortes. Os pacientes com quadro clínico suspeito que aguardam resultados de exames são 89. Já os registros de sídrome gripal, com sintomas leves e sem pedido de exame, atingiram 462.

Dúvidas

O novo coronavírus (Covid-19) tem sido alvo de muitas dúvidas. A principal delas é quanto aos sintomas e como diferenciá-la de outras síndromes gripais, já que existem diversas semelhanças com a gripe (H1N1) – e resfriado, podendo confundir o paciente.

No caso da febre, por exemplo, é comum que pacientes com H1N1 e Covid-19 apresentem o sintoma. Já o cansaço, é comum aparecer apenas em casos de gripe. A tosse seca também é comum em ambas às situações. Um dos sintomas mais comuns, e que diferencia a Covid-19 de outras síndromes, é a falta de ar. Nessa situação, o sintoma pode aparecer às vezes.

Coriza ou nariz entupido é muito comum em resfriados. Em casos Covid-19, o sintoma é muito raro e pode acontecer às vezes em gripes. Outra característica forte do resfriado é dor de garganta. Esse sintoma pode aparecer às vezes em casos de gripe e Covid-19.

Os sintomas de síndrome gripal (febre alta associada à tosse; ou coriza; ou falta de ar) podem, ou não, ser um caso de Covid-19, podendo evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

A preocupação dos especialistas em saúde é com pessoas assintomáticas contaminadas com a Covid-19. Por não apresentar sintomas, o trabalho para diagnosticar os infectados fica ainda mais difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *