São Sebastião apresenta protocolo de segurança contra coronavírus

Autoridades de São Sebastião se reuniram, pela segunda vez, para discutir medidas preventivas ao coronavírus. Desta vez, o inspetor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Marcos César Almeida, prometeu fiscalizar o porto. A secretária de saúde, Ana Cristina Soares, da cidade também participou do encontro e expôs as estratégias que estão sendo trabalhadas.

Segundo a secretária de Saúde, existem 3 etapas e serem seguidas e acompanhadas: 1ª o Perigo Eminente, 2ª Alerta e a 3ª Situação Instalada. Ela afirma que o Brasil está no nível 2 e que a Secretaria da Saúde já adotou um protocolo, que será seguido quando houver algum paciente com sintomas de resfriado e complicações respiratórias.

“Nestes casos, o paciente passará inicialmente por uma triagem, receberá a máscara e será questionado se houve contato com alguém com suspeita de contaminação, se fez alguma viagem recente a algum lugar onde há casos confirmados da doença”, explica.

De acordo com a secretária, após esta triagem e havendo algum item positivo, o paciente será encaminhado para um quarto de isolamento, onde serão colhidas duas amostras de exames. As amostras serão encaminhada a São Paulo e o resultado sai, em média, após 5 dias.

“Em casos de confirmação e gravidade extrema, o paciente será encaminhado ao hospital Emilio Ribas em São Paulo, que é referência para o município”, conclui.

Porto de São Sebastião

O inspetor da Anvisa em São Sebastião informou que o trabalho do órgão é fiscalizar o porto para evitar que a contaminação chegue ao município.

“A Anvisa portuária notifica os navios, 48 horas antes do fundeio, para que o mesmo através de uma declaração marítima informe se há algum tripulante com resfriado a bordo”, explica.

Segundo o inspetor, dois navios que chegaram respectivamente dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, de Singapura, foram notificados respeito e informaram que não havia nenhum tripulante com sintomas de resfriado.

Cuidados

Para se prevenir contra o coronavírus, adote medidas gerais como: lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar nas mucosas dos olhos; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados.

Evite contato com pessoas que apresentem sinais da doença. Grupos vulneráveis devem ficar mais atentos às manifestações clínicas, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência.

Cobrança

O encontro aconteceu no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Teimoso Campos, que já solicitou duas reuniões sobre o tema e questionou mais uma vez  quais as medidas devem ser adotadas caso apareça algum caso suspeito de coronavírus. Também participaram o presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, José Reis, e a chefe da vigilância epidemiológica, Karine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *