Os petroleiros do Litoral Norte anunciaram, nesta terça-feira (18), que vão promover a venda de gás de cozinha ao preço de R$ 30, em Caraguatatuba. A ação é uma forma de protesto e faz parte do movimento grevista da categoria, que acontece em várias regiões do Brasil há 17 dias. A venda acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, na Praça Cândido Mota.
Serão distribuídos 100 tíquetes, que darão direito a compra de 1 botijão por família.Os interessados devem apresentar conta de luz ou água originais no momento da retirada do vale.
Durante a venda, os petroleiros irão distribuir material informativo explicando os motivos da ação, que inclui reivindicação por preço justo para o gás de cozinha e combustíveis. Além disso, os trabalhadores pedem melhores condições de trabalho na UTGCA, manutenção de direitos e o fim da demissão de aproximadamente 1 mil trabalhadores da Fafen Araucária (PR). Com a iniciativa, os trabalhadores esperam ampliar o debate sobre o tema.
Após a venda será realizada uma passeata que sairá às 16h, do mesmo local, e seguirá até o centro da cidade. O ato, que é aberto ao público em geral, terá como lema “Por uma Petrobrás 100% estatal, contra as demissões arbitrárias no Sistema Petrobrás e pela redução do preço do combustível”.
Por outro lado, a Petrobras pede a volta imediata dos grevistas aos postos de trabalho. Em decisão proferida nesta segunda-feira (17), o Tribunal Superior do Trabalho acatou o pedido da empresa e declarou que a greve é ilegal.
A estatal já notificou as entidades sindicais e aguarda posicionamento. Em São Sebastião, o grupo de grevistas que se reuniu hoje no Terminal Almirante Barroso (Tebar) declarou ao jornal Nova Imprensa que não vai parar com os protestos.