A região sul de Caraguatatuba vai receber, na próxima quarta-feira (19), duas obras para atendimento da população: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com atendimento 24 horas e uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), no bairro Perequê-Mirim.
Segundo a prefeitura, a UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média 300 pacientes por dia ou 9 mil atendimentos/mês. O espaço contará com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade contará ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.
Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.
Além disso, a unidade contará com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.
Samu
A base do Samu está pronta com todas as suas dependências conforme rege a legislação. As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).
A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.