Prefeitos do Litoral Norte se unem para discutir gestão do lixo na temporada

Estação de transbordo e usina para transformar lixo em energia foram alternativas apontadas

0
166
Reunião ocorreu na quinta-feira em Caraguatatuba (Foto: PMU/ Divulgação)

Representantes das quatro cidades do Litoral Norte se reuniram, nesta quinta-feira (6), en Caraguatatuba, para discutir uma solução integrada para a questão da produção dos resíduos sólidos e o seu destino final nos municípios. na alta temporada de verão.

- Publicidade -

Estiveram presentes os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Júnior (MDB), Ubatuba, Délcio Sato (PSD), de Ilhabela, Maria das Graças (PSD) e representando o prefeito de São Sebastião, o secretário de Governo Luiz Carlos de Carvalho. Ficou definida a elaboração de um plano de gestão para a coleta do lixo no Litoral Norte.

A iniciativa sugere a criação de estações de transbordo, que são pontos de transferência intermediários de resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final. Nas estações de transbordo, os resíduos são compactados e colocados em carretas de maior capacidade que levam os resíduos até o aterro sanitário. O objetivo da ação é reduzir o orçamento com relação às verbas destinadas ao transporte dos resíduos, além da circulação de caminhões pelas rodovias que cortam a região.

Atualmente os resíduos coletados nas cidades do Litoral Norte são enviados para aterros sanitários em Tremembé ou Jambeiro. Porém, os municípios sofrem com o transporte na alta temporada e quando há interdições na Rodovia dos Tamoios por conta de chuvas.

Usina

Outra alternativa definida foi uma parceria com o Governo do Estado para a instalação de usinas que transformem lixo em energia elétrica nos municípios. Com isso, além de produzir energia limpa que pode ser destinada para abastecer escolas, postos de saúde e outros prédios públicos, proporcionará economia aos cofres municipais eliminando os altos custos do transbordo e, até mesmo, a dificuldade do traslado dos caminhões na alta temporada de verão e que ocasionam o atraso na coleta de lixo.

Ao final da reunião, saiu um convite oficial do Circuito Litoral Norte e Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH –LN) para mais um encontro, desta vez com o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que já confirmou a presença em Ubatuba em data que será definida logo após o carnaval.

Qualificação e Esporte

Outro item pautado pelos representantes do Circuito Litoral Norte foi um encontro com presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O objetivo do encontro é viabilizar a implantação no Litoral Norte de sedes do chamado Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai, Sesc, Sesi e Senac). O encontro está pré-agendado para acontecer no mês de março, na cidade de Ubatuba.

O prefeito Aguilar Junior falou sobre a importância das formações em parceria com o Senai. “Realizamos 18 cursos em 2019 e tivemos resultados muito positivos com a absorção da mão de obra, melhor qualificação de profissionais já atuantes e a geração de oportunidades para jovens com uma formação reconhecida pelo mercado. Para 2020 já temos 12 cursos programados, iniciando no dia 10 de fevereiro com o curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos da linha branca”, disse.

Recursos hídricos

Para o próximo encontro com os representantes do Circuito Litoral Norte Paulista será colocado em pauta o tema Gestão de Recursos Hídricos.

A intenção é de viabilizar uma reunião com representantes do Governo do Estado de São Paulo sobre o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) para tratar dos eventos e ações para avaliação das propostas para aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) destinados ao CBH-LN.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui