Tinga recebe 21ª Festa de Encerramento da Folia de Reis de Caraguatatuba

A Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio, do bairro do Tinga, realiza neste sábado (11) a 21ª edição da Festa de Enceramento das Cantorias de Santos Reis de Caraguatatuba.

A programação tem inicio às 9h30 com o Café com Saudações ao Presépio, à Rua Benedita Martins Cruz, 41, bairro Poiares, na Casa do seu Edil de Almeida do Espírito Santo, 72 anos, que é o coordenador da companhia.

A manifestação religiosa celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos Melquior, Baltazar e Gaspar.

O cenário da festa reproduz o caminho dos reis até o presépio e conta com missa solene e um jantar produzido com alimentos doados pelos donos dos presépios visitados durante os meses de novembro e dezembro e outros parceiros e que é oferecido a toda comunidade.

A Companhia é formada por músicos que tocam violas, cavaquinhos e pandeiros, entre outros instrumentos, além dos integrantes que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis. A coroação dos novos rei e rainha também é destaque da festa.

A 21ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba é uma realização da Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura de Caraguatatuba.

 Cia. de Folia de Reis

 A Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio do Tinga foi criada em 1998 por Francisco Paulo da Silva, seu irmão Antônio Francisco da Silva e por José Cardoso da Silva, que desde 1963 já participavam de outros grupos de Folia de Reis em São José do Barreiro (SP).

Os três ensinaram aos moradores do bairro Tinga o verdadeiro significado desta tradição. Atualmente, o grupo conta com 11 integrantes.

Serviço

21ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba

Data: 11/01, sábado

Horários:

9h30 – Café com Saudações ao Presépio (Rua Benedita Martins Cruz, 41, bairro Poiares)

11h – Grito de Santos Reis na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Rua Antônio dos Santos, altura do nº 150, Tinga)

15h – Chegada da Bandeira

16h20 – Saudações ao Presépio

17h – Missa Solene

19h – Jantar Comunitário

22h – Passagem da Coroa

23h30 às 5h – Baile

Local: EMEF Lúcio Jacinto dos Santos

Endereço: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75, Tinga, Caraguatatuba

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *