Policiais da Atividade Delegada vão realizar Ronda Maria da Penha em Caraguatatuba

Policiais militares que atuam na Atividade Delegada de Caraguatatuba passam a realizar a Ronda Maria da Penha a partir de fevereiro.

Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro eles passam por uma capacitação junto com a equipe do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O curso de quatro horas – das 15h às 17h – será ministrado na sede do 20º Batalhão da Polícia Militar pela coordenadora do CIAM, a assistente social Márcia Denise Gusmão Coelho, e pela psicóloga Jaquelina Teixeira. Um dos temas que elas devem abordar é sobre o acolhimento desses policiais às vitimas de violência doméstica.

“É importante que eles entendam que essa é uma vítima fragilizada pela situação, com o agressor dentro de casa e muitas vezes ela não consegue sair ou fazer com que ele saia do seu lar”, explica a coordenadora do CIAM.

Conforme o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Caraguatatuba, capitão Luís Fernando Oliveira, a ronda será composta por uma equipe diária de dois policiais que vão atuar exclusivamente com a Patrulha Maria da Penha que assiste mulheres que têm medidas protetivas, são vítimas de violência doméstica e darão apoio à Prefeitura quando é preciso retirar o marido agressor da casa.

“A capacitação está aberta para aqueles que querem atuar diretamente nessa causa”, explica o comandante.

O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior, destaca que essa iniciativa é mais uma defendida pelo prefeito Aguilar Junior no sentido de criar uma rede de proteção à mulher, citando o CIAM e o Pró Mulher. “A Patrulha Maria da Penha com a Atividade Delegada é mais um incremento à segurança pública”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *