Polícia Militar salva criança de nove dias em Ilhabela

Policiais militares de Ilhabela salvaram uma criança de nove dias que estava engasgada com o leite materno. O caso ocorreu na noite desta terça-feira(28).

Os policiais contam que por volta das 22h15, durante patrulhamento pela Avenida São João, uma  pessoa que estava em um veículo de cor preta, com o pisca alerta ligado, buzinou para a equipe. “Paramos a viatura e a mãe, chamada Rafaela, desceu desesperada com seu filho Heitor, de nove dias de vida, já desfalecido, arroxeado e sem respirar, solicitando o apoio”.

Neste momento o soldado Villela e a soldado Carvalho iniciaram a manobra de Heimlich, tentando reanimar a criança. Eles viraram o bebê e observaram que após a manobra ele começou a regurgitar. A criança foi levada com apoio da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta (Rocam) ao Pronto Socorro Municipal Mario Covas, no bairro Barra Velha.

O bebê foi atendido pelos médicos e constatado que já estava bem, sendo liberado para os pais.

A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich e por isso recebeu seu sobrenome.

A manobra induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima. Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho para que deixe a traqueia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *