Feira de Artesanato muda para Praça Ton Ferreira durante obras na Diógenes Ribeiro de Lima

A Feira Municipal de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) será transferida para a Praça Ton Ferreira, ao lado da pista de skate, no Centro, a partir desta sexta-feira (24).

A mudança de local é temporária e ocorre devido ao início das obras de revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, também conhecida como Praça dos Artesãos.

Ao todo, serão realocados 83 artesãos licenciados para uma estrutura coberta e iluminada, preparada especialmente para acolhê-los com seus trabalhos, que variam entre bijuterias, modelagem, costura e crochê, joalheira artesanal, artes plásticas, trabalhos em madeira e muito mais.

Para a presidente da FEMAAC, Rosiane Faria, a revitalização da Diógenes ajudará a fomentar o turismo regional, já que o local é o segundo mais visitado pelos turistas em Caraguá, além de ser fonte de renda para mais de 100 famílias.

“Estamos muito felizes e também muito gratos. Tenho certeza que teremos mais qualidade para trabalhar, uma vez que após a conclusão das obras não precisaremos mais montar e desmontar as barracas. Só temos que agradecer ao prefeito Aguilar Júnior e a todos os envolvidos neste projeto”, concluiu.

Durante a temporada os munícipes e turistas podem visitar a feirinha todos os dias, das 12h até às 23h.

Obras

A instalação de uma grande tenda e da iluminação deve ser concluída ainda nesta quinta e os artesãos já poderão fazer a transferência temporária de suas bancas.

A revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima prevê a construção de 90 quiosques fixos e 10 locais reservados para expositores eventuais, que ficarão em um deck separado para visitantes ou envolvidos em projetos sociais.

O projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público, do espaço do Programa “Acessa SP”, implantação de lixeiras do Programa de Coleta Seletiva, além de melhorias na iluminação interna da praça.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, nos próximos dias o espaço será totalmente fechado com tapumes para que o empreendimento seja realizado com segurança, já que o local recebe a circulação de centenas de pessoas diariamente.

Martim de Sá

Além da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro), também será feita a revitalização da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. O local será totalmente reformado.

Os artesãos dessa área vão ficar nas proximidades porque a interferência será menor. Na manhã desta quinta-feira, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esteve com eles para definir o processo de mudança até a conclusão da obra.

A Praça Antonio Fachini tem cerca de 3 mil metros quadrados e ganhará 10 quiosques construídos em um deck cimentício, banheiro público e depósito com bicicletário, pergolado, novos canteiros, bancos de concretos e novos bicicletários.

Os recursos para as reformas são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria de Turismo do Estado que autorizou convênio com o município para a liberação de recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para revitalização das duas praças. O pacote prevê ainda obras de reforma e ampliação do píer do Camaroeiro. Essa obra está em fase final de licitação.

“Esses são espaços muito visitados e que precisam ser valorizados e respeitados. As obras beneficiarão os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança”, destacou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *