Caraguatatuba reforça vacinação contra febre amarela e reforço em crianças de 4 anos

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba iniciou reforço da vacinação contra a Febre Amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da UBS Tabatinga. A ação é parte de uma prerrogativa do Ministério da Saúde, que inclui, a partir de agora, uma dose de reforço às crianças de quatro anos.

A caderneta de vacinação de todos os demais munícipes também deve ser atualizada  conforme cada caso, que deverá ser averiguado pela equipe de vacinação da UBS de referência do paciente.

Neste ano, a vacinação contra febre amarela será ampliada no Calendário Nacional de Vacinação para todo país. A estratégia de mobilização social deverá ser reforçada no sentido de melhorar a adesão da população à vacinação e, consequentemente, melhorar a cobertura vacinal.

A partir deste ano, 1.101 novos municípios da Região Nordeste passarão a ser área com recomendação da vacinação contra a febre amarela, conforme as normas do Calendário Nacional de Vacinação, em virtude da situação epidemiológica no país e a necessidade de proteger esta população contra a doença.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação.

No ambiente silvestre, o mosquito transmissor é o Haemagogus Sabethes. Já no meio urbano, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *