Uma denúncia anônima de maus tratos a animal doméstico levou a Polícia Ambiental a resgatar um cachorro, nesta terça (26), no bairro do Morro do Algodão, região sul de Caraguatatuba.
No local, os policiais constataram que o animal estava largado à própria sorte, abandonado em uma residência vazia, sem ferimentos aparentes, sem água e alimentação disponíveis e o quintal da residência estava sujo, cheio de fezes.
Testemunhas informaram que a proprietária não teria condições de saúde mental e estaria em depressão e dificuldades financeiras. Informaram, ainda, que ninguém ia à residência há mais de um mês.
Após contato com a proprietária, A. M. C., que estava em seu emprego, ela confirmou o que foi dito pelas testemunhas e alegou “ter tentado doar o animal, mas não conseguiu”.
A proprietária do cachorro foi autuada em R$ 3 mil por infringir o artigo 29 da Resolução SMA 48/14: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos (…) Entende-se por abuso e maus-tratos, animais mantidos em recintos impróprios, debilitados por falta de alimento ou de acompanhamento de profissional habilitado, quer na guarda de um só indivíduo quer na guarda de criadouros autorizados ou zoológicos, entre outros”, combinado com o artigo 32 da lei federal nº 9.605/98: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200, de segunda à sexta, no horário comercial.
Por favor;Vamos trazer o projeto de montar 1 ONG PR tirar esses cães de rua …havi 1 q toda tripla saiu por sua boca o carro passou por cima,misericórdia na Avenida Orlando Alves Perequê Mirim
Outros cães estão com sarnas e 1 faleceu na praia canto do mar ainda consegui q ele andasse e tomasse seu últimos goles de água. Em nome de Jesus a Paz de Deus .