Defesa Civil de Caraguatatuba participa de workshop na Alemanha

Um ano após a visita de coronéis do Corpo de Bombeiros da Alemanha a Caraguatatuba, na próxima semana o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Junior, vai à cidade de  Bermerhaven, onde participa de uma troca de experiência com os profissionais.

Junto com ele seguem o coordenador municipal de Defesa Civil de São José dos Campos, Paulo Henrique Zacarone, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior, mais três bombeiros, sendo um o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Bernardes, um da Escola de Bombeiros, capitão Baruffaldi, e um da Casa Militar, capitão Smario, além de uma tradutora Priscila Orsi.

“Vamos a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando, sem qualquer ônus para o município”, explica Campos Júnior.

Com o tema ‘Infraestruturas Críticas e Possíveis Impactos na Sociedade Civil’, o workshop vai debater o cenário de uma hipotética falha de energia generalizada que se estenda por vários dias (apagão).

Segundo Campos Júnior, a expectativa é da elaboração de uma estrutura unificada, um plano de ação (manual de contingência) para as comunidades de Caraguatatuba, de São José dos Campos e do governo estadual, levando em consideração as infraestruturas críticas das cidades e o impacto para a população.

“A ideia é discutir as melhores práticas para agir em questões de segurança, abastecimento de água, esgoto, hospitais, abastecimento de alimentos, remoção e abrigo, enfim, todos os vários segmentos e sistemas da sociedade”.

As palestras serão realizadas entre os dias 21 e 30 de outubro no Quartel do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven. Haverá visitas a várias instalações que se referem a esse tema, bem como palestras e debates com vários atores do sistema de contingência desse tipo de risco tecnológico daquela região da Alemanha.

Litoral

Bremerhaven é uma cidade litorânea e portuária, no Mar do Norte, na Alemanha, possui cerca de 120 mil habitantes. Lá o Corpo de Bombeiros trabalha muito com o voluntariado. Essa é uma das metas da Defesa Civil, que consta no Plano de Governo: trabalhar junto às comunidades localizadas em área de risco.

“A vinda da comitiva no ano passado foi até em função do que Caraguatatuba já vivenciou, com a Catástrofe de 1967 e a resiliência de seu povo. O brasileiro e o caiçara, em especial, é muito solidário e nossa cidade precisa desenvolver essa cultura de voluntariado e despertar nas pessoas esse sentido de envolvimento e participação organizada”, conclui o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *