Samu salva bebê com parto de urgência dentro de UBS

O bebê Enzo veio ao mundo em um parto de urgência com apoio do Samu, após apresentar sinais de asfixia. O parto aconteceu dentro da UBS Adhemir Reis, no Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. O procedimento teve suporte da UTI móvel para estabilização dos pacientes. A criança nasceu às 14h03 desta terça-feira (6), aos nove meses de gestação.

O atendimento à mãe, M.P.S, 22 anos, foi realizado após os médicos responsáveis pelo caso, Natália Souza de Oliveira e Duilio Henrique Beannucci, constatarem que ela já estava em trabalho de parto.

A equipe chegou à UBS, às 13h33, a tempo de auxiliar a paciente, que já contava com nove dedos de dilatação. O médico do Samu, Thiago Elias Bonacossi, ajudou no parto e logo ficou responsável pela estabilização da paciente na Ambulância de Suporte Avançado de Vida (USA 02), que conduziu a equipe até o local; e é munida de uma UTI móvel.

“Foi muito gratificante vivenciar este momento; pois precisavam de intervenção imediata. O bebê já apresentava sinais de asfixia. O parto ocorreu dentro da UBS e a estabilização dentro da ambulância, equipada com UTI móvel. Sem o suporte de nossa UTI, a recuperação clínica do bebê teria sido comprometida, podendo gerar sequelas a ele para o resto da vida”, explicou o médico.

A enfermeira da equipe do Samu, Lidiane Vidal Aleixo, conta que trabalha como funcionária efetiva da Prefeitura de Caraguatatuba há oito anos e nunca havia acompanhado um parto junto ao Samu. “Foi uma quebra em nossa rotina; pois na segunda (5) mesmo havíamos atendido a dois casos de parada cardíaca que contaram com a intervenção da equipe, mas, infelizmente, resultaram em óbito. Então, foi maravilhoso poder ver vida, em meio a tantos momentos difíceis”, contou.

A mãe e o bebê foram encaminhados a maternidade da Casa de Saúde Stella Maris estabilizados e estáveis, sem intercorrências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *