ECONOMIA – Que país é esse?

Responda rápido: a República Popular Democrática da Coréia é a Coréia do Sul ou do Norte? Quantos Estados Unidos existem?

Atualmente, existem entre 193 e 211 países. O primeiro número pertence aos países filiados a ONU. O segundo informa o número de federações nacionais de futebol associadas a FIFA.

A divergência vem de países que politicamente são únicos, mas no futebol formam várias seleções ou não são reconhecidos pela ONU, mas sim pela FIFA. Existem ainda algumas regiões que pleiteiam o status de nações independentes como: Cosovo, Ossítia do Sul, Abecássia, Taiwan, Palestina, entre outros, o que torna este número mais elevado.

O nome do país não é apenas a nomenclatura geográfica, mas a identidade política do Estado, que é a forma política adotada pelas Nações, a partir da qual se estabelece o Governo que realiza a gestão do Estado.

Os países, normalmente, têm o seu nome expresso na Constituição. Por exemplo, o nome do Brasil está no Preâmbulo e no artigo 1º da Constituição Federal: República Federativa do Brasil.

República vem do latim Res-publica e significa gestão dos negócios públicos: aquilo que pertence a todos e a ninguém ao mesmo tempo. A República é uma forma política, que se contrapõe a monarquia, pois o Estado é gerido por todos, ou deveria pelo menos.

Federativa ou Federação descreve um Estado composto por regiões autônomas, submetidas a um Governo Federal. Em contrapartida, existem os Estados unitários como Israel ou Cidade do Vaticano, que não há regiões autônomas.

Logo nas Repúblicas Federativas, como Brasil, Alemanha, Nigéria, o Estado é subdividido em regiões autônomas e governos se estabelecem a partir da sua população e respeitam um governo central.

Existem outras formas de República: as democráticas e populares, as islâmicas, as democratas e as socialistas democráticas. Também existem as repúblicas puras como de Cuba, da Armênia ou dos povos como a Francesa, Gabonesa, Italiana ou Portuguesa.

Além das repúblicas têm-se os reinos, principados, sultanatos e grão-ducados, cujo Estado é estabelecido em torno de um soberano. É o caso do Reino Unido e Irlanda do Norte, cada país tem seu governo. O Estado é representado pela Rainha da Inglaterra.

Há ainda países com nomes diferentes, mas que se originam na sua história ou estrutura política. Exemplos: República Oriental do Uruguai, União de Comores, Confederação Suíça, Comunidade da Austrália ou Estado Plurinacional da Bolívia.

Canadá, Japão, Nova Zelândia ou Geórgia são exemplos de países com nome simples indicando a identificação geográfica. Há ainda países cujos nomes não são aqueles pelos são conhecidos: Federação Russa (Rússia), República da China (Taiwan / Formosa), para citar alguns.

Por fim, respondendo as questões iniciais existem dois Estados Unidos: os da América e os Mexicanos (México). A República Popular Democrática da Coréia é a do Norte, por mais incrível que possa parecer.