Workshop gratuito sobre cambuci tem inscrições abertas

Interessados em aprender receitas com cambuci já podem se increver para o workshop que será ministrado no dia 1° de agosto, das 9h às 12h, no Banco de Alimentos de Caraguatatuba. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

O objetivo do encontro é promover a valorização da cultura local, com preparações regionais baseadas na fruta nativa, além de proporcionar atividade de educação nutricional para a população e valorizar a busca pela agricultura familiar da região, que possui o fruto para a venda.

O workshop aborda a parte teórica, em que os palestrantes falam sobre o cambuci (o que é, benefícios, onde encontrar e outras informações) e haverá o momento de degustação, quando os participantes poderão provar algumas receitas com o uso da fruta.

A palestra será ministrada pela técnica em agropecuária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Cláudia Viana e pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (12) 3883-6548 até o dia 31/07. Os participantes ganharão uma apostila sobre o tema e ao final, certificado de participação.

O cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, com madeira de excelente qualidade, o que acabou a colocando em perigo de extinção. No entanto, atualmente a descoberta de potencial gastronômico, como a produção de geleias, sorvetes, sucos, bolo, entre outros, gerou a necessidade ainda maior de programas de proteção, fortalecendo sua produção.

É rico em vitamina C, possui agentes antioxidantes e taninos, sendo repleto de fibras, que contribuem para o fortalecimento de hábitos saudáveis e diminuição de incidência da obesidade infantil, que tem aumentado significativamente no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *