Medina vence na África do Sul e sua irmã em Ubatuba

Dois dias depois da histórica vitória de Gabriel Medina no Mundial em J-Bay, na África do Sul, sua irmã caçula Sophia Medina venceu neste domingo (21) mais uma etapa do Hang Loose Surf Attack, em Ubatuba. Na disputa por cidades, São Sebastião voltou a garantir o primeiro lugar com larga diferença, somando 6.392 pontos, contra 5.782 dos donos da casa.

O circuito é considerado o mais tradicional de base do surf brasileiro e onde o bicampeão mundial também iniciou sua trajetória de títulos quando amador. A segunda conquista seguida de Sophia na temporada foi comemorada na Praia de Perequê-Açu e, agora, a atleta é a única com 100% de aproveitamento no campeonato.

Outro grande destaque do evento foi o catarinense Heitor Mueller, único a chegar em duas finais, com a vitória na categoria mirim (sub16) e o quarto lugar na júnior (sub18).

Daniel Adisaka, nascido e criado em Ubatuba e agora defendendo São Sebastião, foi o vitorioso entre os mais velhos, com até 18 anos, comprovando estar em grande fase para entrar na briga pelo seu terceiro título paulista seguido.

Na iniciante (sub14), quem também levantou o troféu de primeiro colocado foi Ryan Kainalo, de Ubatuba, que apesar dos 13 anos, já pode ser considerado um “veterano” no Hang Loose Surf Attack, com nada menos que cinco títulos.

Já o seu xará, Ryan Araújo, de Guarujá, venceu pela primeira vez no circuito, na final da estreante (sub12), enquanto que entre os caçulas da petit (sub10), o atual campeão da categoria, Anuar Chiah, do Paraná, levou a melhor, superando o principal rival, Kailani Rennó, de Ubatuba.

No total, a 2ª etapa do Hang Loose Surf Attack reuniu 236 atletas de todo o litoral paulista e também da capital, além de outros seis estados, inclusive Ceará e Paraíba, e também do Equador. Inicialmente, o evento estava marcado para a Praia de Itamambuca, mas foi transferido por segurança aos atletas, devido às condições do mar.

Dos seis vitoriosos da primeira etapa, em Maresias, apenas Sophia conseguiu repetir o resultado, valorizado pela ótima atuação de Luana Reis, também de São Sebastião e a grande revelação do evento, chegando à sua primeira final, para terminar em segundo lugar, depois até de liderar a bateria. A caçula dos Medinas soube esperar as melhores ondas e fechou a apresentação com a melhor nota, 6,75 pontos, saindo carregada pelo pai, Charles, o técnico, Gilmar Pulga e acompanhada com muita festa pela mãe, Simone.

Mais do que os 100%, ela comemorou a evolução na disputa. “Eu fiquei feliz porque fui evoluindo bateria por bateria e cheguei na final bem. Fui muito focada. Treinei muito para esse resultado. Já tenho duas vitórias mas vou treinar mais para conseguir mais resultados com esse”, comemorou Sophia, também citando o irmão como inspiração.

“Eu vi que ele ganhou pela primeira vez em J-Bay, foi histórico, e isso me instigou muito para ganhar aqui também, porque ele é a minha inspiração. Quero ser igual a ele. Sei que esse é um campeonato amador, mas já conta muito para mim, porque ele também começou aqui, passou por tudo isso que estou passando agora”, disse.

Próxima

Além do show de surf da nova geração, a garotada curtiu várias brincadeiras, gincanas e ações socioambientais promovidas nas tendas da Hang Loose e parceiros do evento, sob o comando do sempre animado Júlio Ozório, o Brô. A próxima etapa está marcada para os dias 20 a 22 de setembro em Guarujá e a grande final, nos dias 25 a 27 de outubro em local a ser definido.

O Hang Loose Surf Attack 2019 tem os patrocínios de Sthill, Super Tubes, Surf Trip, Kyw, Overboard Action Sports Store, Hot Water, Rhyno Foam e CT Wax. Apoios da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf (AUS), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com divulgação de Waves e FMA Notícias. Organização da Federação Paulista de Surf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *