O projeto de lei que autoriza a criação do serviço médico veterinário gratuito na cidade de Caraguatatuba foi aprovado pela Câmara Municipal. O documento de autoria do vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) teve todos os votos favoráveis, na noite desta terça-feira (11).
A proposta prevê que a prefeitura forneça atendimento médico para animais domésticos de pequeno porte de propriedade de pessoas de baixa renda. O serviço deve incluir consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. Além disso, nos locais destinados ao atendimento veterinário devem ser implantadas farmácias populares veterinárias para fornecer remédios para tratamento dos pets.
A importância do serviço médico veterinário gratuito
Na justificativa, Carlinhos da Farmácia ressalta que existe um descaso com a vida animal, onde milhares deles estão sujeitos ao abandono por parte de seus donos e que há dificuldades socioeconômicos da população, sendo necessário que o Poder Executivo estabeleça “um amplo sistema público de atendimento a saúde e do bem estar animal, de forma a estancar o sofrimento desses seres e confortar a população carente de médico veterinário gratuito para seus animais de estimação”.
Além disso, o vereador destaca que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal, havendo riscos de contágio de doenças transmissíveis para a população caso os animais não estejam bem cuidados.
Ótimo nosso animais agradece muito ao Carlinhos da farmácia muito bem alguém olhando pelos nosso animais