Baleia jubarte “pede ajuda” na praia de Toque Toque Pequeno

Uma baleia jubarte encalhou na Praia de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião, e seus gritos altos chamaram a atenção de moradores na noite deste domingo (9). No local, equipes do Instituto Argonauta identificaram que ela tinha uma rede de pesca presa na região da cabeça, o que possivelmente estava impedindo sua alimentação e gerando sofrimento no animal.

A Defesa Civil foi acionada e até o prefeito da cidade, Felipe Augusto, compareceu ao local para, junto com populares e mergulhadores, tentar ajudar a baleia. Mesmo muito estressada, a baleia permitiu que os voluntários se aproximassem. Parte da rede foi retirada e o animal voltou ao mar.

Ao todo, foram quatro embarcações para o local. A escuridão também atrapalhou, mas não impediu a operação de resgate do animal. Com a ajuda, a baleia conseguiu nadar para uma região mais funda e seguir seu rumo.

Essa espécie migra todos os anos durante o inverno para águas tropicais mais quentes, onde possa acasalar e ter os filhotes. O Litoral Norte é rota quase certeira para esses animais chegarem ao seu destino. No verão, a jubarte volta às águas polares em busca de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *