Mais de 70 golfinhos são flagrados passeando na Ilha Anchieta

Um grupo de aproximadamente 70 golfinhos pintados do Atlântico (Stenella frontalis) foi avistado pela equipe do Instituto Argonauta, entre a Ilha Anchieta e das Couves, no município de Ubatuba. Eles estavam a uma distância de 5Km da costa, na última sexta-feira.

Segundo o diretor presidente do Instituto, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, esses são animais gregários e vivem em grupos de até 100 indivíduos, em zonas costeiras. Já para grupos oceânicos este número pode variar de centenas a milhares. “Por serem indivíduos sociáveis, eles interagem nadando e fazendo acrobacias próximas às embarcações, propiciando um espetáculo de rara beleza, o que tem despertado a atenção de turistas de observação”, declarou Hugo.

O presidente faz ainda um alerta. “Ao encontrar um animal marinho, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado e também há uma legislação federal que determina os critérios de aproximação de embarcações”.

A interação com humanos é uma das principais ameaças à espécie. As redes de pesca, o choque com as embarcações de pesca e de recreio e a ingestão de lixo domésticos (plásticos) também são os fatores que causam acidentes levando à morte e à mutilação desses animais.

Caso aviste um animal marinho vivo debilitado ou morto, ligue no: 0800 642 3341 ou (WhatsApp) 12 99705.6506.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *