Caraguatatuba promove 8ª Conferência Municipal de Saúde

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde (Comus), realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde no Ilha Morena Clube, após promover pré-conferências em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba para levantar os principais temas a serem discutidos durante encontro.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressaltou durante o encontro a importância da participação de todos. “Dentro do processo de democratização, um ponto que sempre propomos é o da parceria. Gosto desta palavra. Por isso, sempre incentivo a formação de conselhos, que são pilares onde a sociedade atua junto ao poder público. Vamos envolver e chamar a população a participar cada vez nas decisões do município. Este é o nosso jeito de executar e trabalhar o nosso Plano de Governo”, afirmou.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde consolidou a eleição de 176 delegados, 88 usuários de Saúde, 44 trabalhadores de Saúde e 44 gestores ou prestadores de serviço. Foram eleitos, durante as pré-conferências, delegados dos seguintes grupos: Dentro do grupo dos usuários, 15 titulares e 14 suplentes; trabalhadores de Saúde elegeram oito titulares e oito suplentes e dentro do grupo de gestores/prestadores, foram eleitos sete delegados titulares e seis suplentes.

O prefeito aproveitou a ocasião para destacar as principais ações da Prefeitura de Caraguatatuba nos últimos tempos e falou aos convidados sobre a inauguração do Centro de Referência da Mulher, no Camaroeiro, que acontece no dia 20 de abril; e da licitação para a Carreta da Saúde, que ocorrerá em breve no município. “Teremos, além de tudo, mais 54 novos leitos na Casa de Saúde Stella Maris, para termos a retaguarda ideal aos outros postos de atendimento à saúde municipal”, destacou.

As pré-conferências foram realizadas em diversos bairros para que os munícipes fossem ouvidos junto a trabalhadores saúde. O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que esta foi uma grande oportunidade do usuário da saúde municipal e outros envolvidos exporem suas propostas e melhorias para a saúde de Caraguatatuba.

“Há cada quatro anos, realizamos as conferências de saúde em nível municipal, regional, estadual e nacional. Cada ano é seguido de uma temática e, desta vez, nosso tema será ‘Democracia e Saúde’”, explicou o secretário.

A conferência contou com quatro eixos temáticos: A Saúde como Direito (I); Consolidação do SUS (II); Financiamento do SUS (III) e Participação Social-Cidadania (IV).

Posteriormente a 8ª Conferência Municipal de Saúde, Caraguatatuba participará da 8ª Conferência Regional de Saúde, em Taubaté, no dia 21 de maio; e, em seguida, da 8ª Conferência Estadual de Saúde, em local ainda não definido, entre os dias 7 e 9 de junho. A 16ª Conferência Nacional de Saúde será em Brasília, de 4 a 7 de agosto.

Além do prefeito, a abertura do evento contou com a presença do secretário de Saúde, Amauri Toledo; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; do presidente do Comus Caraguatatuba, Priscila Meyer; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Carlinhos da Farmácia; da vereadora Vilma Teixeira; do vereador Valmir Tavares (Valmir da Olaria) e demais autoridades e servidores públicos municipais. A palestra de abertura foi feita pelo cirurgião-dentista, sanitarista, mestre em estomatologia, Érico Vasconcelos, que ministrou sobre “Democracia e Saúde”, abrangendo a temática dentro de suas outras formações e no contexto político atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *