Marinha recebe com otimismo o Plano de Combate ao Lixo no Mar

O Dia Mundial da Água (DMA) , celebrado dia 22 de março, foi marcado pelo lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, assinado pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Ilhabela. Na ocasião, a Marinha do Brasil, que foi antitriã da cerimônia, recebeu a ação com otimismo em relação ao combate da poluição.

Em entrevista ao jornal Nova Imprensa, o almirante Gilberto Santos Kerr afirmou que zelar pela água é uma missão constitucional da Marinha do Brasil, “inclusive cuidar da poluição hídrica proveniente de navios, segurança da navegação e salvaguardar a vida humana no mar. A poluição no mar afeta a Marinha diretamente em todos esses âmbitos”.

A entidade é responável por fiscalizar o descarte de óleo e outros materiais advindos de embarcações e em uma região que é rota de petróleo epossui um porto internacional, o trabalho fica ainda mais intenso, por isso o comandante recebe o Plano com bons olhos. “É relevante que esse plano se transforme em ações concretas. O ministro falou sobre catalisar diferentes organizações para que as ações possam surtir efeito. A Marinha também é um órgão agregador e que traz diferentes esforços para algo concreto. Esperamos que haja engajamento da população, educação ambiental para crianças nas escolas, nas colônias de pescadores e que todos que estejam ligados ao mar possam contribuir de alguma maneira”.

O almirante destacou ainda a importância da limpeza dos oceanos para o bem-estar da população, para o meio ambiente e também para a equipe da Marinha, uma vez que permanecem a maior parte do tempo embarcados. “Para um oficial da Marinha, que passa boa parte de sua carreira no mar, é muito importante que a água esteja em boas condições, que a qualidade seja boa, não só para os navios, mas para as pessoas. Muitas vezes precisamos tratar a água do mar e transforma-la em água doce. Precisamos de uma água limpa”.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar sobre o uso racional da água e combater o avanço da poluição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *