Caraguá implanta tecnologia de reconhecimento facial nas ruas

A cidade de Caraguatatuba oficializou, nesta quarta-feira (20), a implantação de um projeto piloto de reconhecimento facial. Inicialmente são 10 câmeras com sistema de biometria para auxiliar na captura de criminosos, procurados pela Justiça e pessoas desaparecidas. O sistema já está em fase de testes.

A tecnologia realiza análise óssea, tamanho e simetria facial, olhos e outros critérios, evitando fugas por disfarces, como barbas e pintura de cabelo. O projeto também inclui uma tecnologia de reconhecimento de placa e dados analíticos de veículos. O sistema é conectado em tempo real com o banco de dados da polícia militar e civil de todo o Brasil.

As câmeras para reconhecimento de carros têm zoom de aproximação de até 400 metros e realizam leitura, cruzamento dos dados e o acionamento das autoridades de forma totalmente automática e em poucos minutos. “Diferentes dos sistemas mais antigos, em que operadores ficam olhando as imagens na tela para identificar alguma irregularidade, esse tem inteligência artificial acoplada”, explicou o prefeito Aguilar Junior.

As câmeras estão sendo implantadas em postes de iluminação em diversos pontos da cidade em parceria com a Concessionária Caraguá Luz, com tecnologia da empresa japonesa NEC Corporation e sem custos para a prefeitura.

Câmeras

Também está em fase de publicação de edital de licitação a aquisição de mais de 1,8 mil câmeras tradicionais de monitoramento na cidade. Os equipamento serão instalados em logradouros públicos com maior índice de criminalidade, segundo dados repassados pelas polícias militar e civil. Além disso, outras serão implantadas em 113 prédios públicos, incluindo escolas, Unidades de Saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entre outros. O objetivo é evitar casos de furtos e aumentar a segurança no entorno das unidades escolares.

A Prefeitura trabalha ainda na criação do COI (Centro de Operações Integradas), com uma equipe que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais.

2 Replies to “Caraguá implanta tecnologia de reconhecimento facial nas ruas”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Só faltou investir no turismo, de que adianta uma cidade com praia sem o turismo. Do meu ponto de vista, o atual prefeito acredita que o PIB da cidade seja mantido apenas com dinheiro público, mas o que temos visto é cada vez mais comércios fechando as portas por essa falta de atenção com nosso turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *