Fortes chuvas deixam São Sebastião em Estado de “Atenção”

As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta segunda-feira (4) deixaram São Sebastião em estado de Atenção. A Coordenadoria de Defesa Civil do município informa que o acumulado nas últimas 9 horas é de 108 milímetros, o que equivale a 108 litros por metro quadrado.

Ruas, casa e prédios públicos foram tomados pelas enchentes no período da manhã. A situação mais grave foi registrada na região central, mas houve queda de árvores nas Costa Sul e Norte, além de deslizamento de terra. Equipes da Defesa Civil permanecem com o monitoramento das áreas de risco e em atendimento às ocorrências.

De acordo com a Prefeitura, na Costa Norte, houve um deslizamento de terra na Rua José Joaquim de Freitas (Enseada); no Morro do Abrigo, uma família teve que ser removida de sua residência; no Centro, houve queda de uma árvore na Rua do Outeiro. A creche do Centro foi vistoriada pela Defesa Civil, mas não apresenta risco iminente de alagamento. No Porto Grande, região central, há pontos de deslizamento.

Já na Topolândia há vários pontos de alagamento, e bombeiros fizeram a remoção de 10 adultos e seis crianças da creche. Por determinação do prefeito Felipe Augusto, as aulas foram canceladas nas áreas afetadas pelas águas.

Houve também uma queda de árvore no muro de uma residência no bairro Olaria. Na Enseada, houve queda de barreira na rodovia. A Prefeitura e o DER estão no local. O trânsito está fluindo em meia pista.

Hospital

O nível do Córrego do Outeiro subiu e transbordou, alagando o acesso ao Hospital de Clínicas, Pronto Socorro e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com a Prefeitura, o atendimento segue sem grandes intercorrências.

De acordo com a direção do Hospital de Clínicas, preventivamente, um setor da enfermaria e um centro cirúrgico tiveram suas atividades suspensas, mas o atendimento permanece sob controle.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informa que algumas consultas agendadas para esta segunda-feira, no Centro de Saúde Central, serão remarcadas por causa das dificuldades dos médicos em chegarem ao local de trabalho.

De acordo com informações da Defesa Civil, a chuva teve início no município às 4h18. A previsão é de 40mm no período da tarde, de chuvas de longa duração.

Estações meteorológicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registraram 152,3 mm em Ilhabela e 126,7 mm em Ubatuba.

Em caso de algum tipo de ocorrência a orientação é ligar para os números de atendimento da Defesa Civil nos telefones 153 e 199.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informou que foram registradas inúmeras ocorrências, ainda não contabilizadas. Foram atendidos incidentes como quedas de árvores e de muros, deslizamentos e alagamentos. Entre a madrugada e às 12h, choveu 130mm. Não há desabrigados ou vítimas.

Serviço: A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones (12) 3896-2802 e 199; Corpo de Bombeiros (12) 3895-1045 e Prefeitura Municipal (12) 3896-9200.

Previsão do Tempo

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, a chuva deve persistir na região até pelo menos esta terça-feira (5) devido à passagem de uma frente fria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *