Jovens de Caraguá se vestem de palhaços para animar pacientes e idosos

Os jovens Kauã Santos e Stefany Nunes, de 14 e 16 anos, respectivamente, apresentam neste sábado (12), a partir das 18h, no auditório Maristela de Olivera, na Fundacc, o projeto “Operação Sorriso”, iniciativa que aposta na felicidade de pacientes de instituições médicas que estão sem esperança ou cansados da rotina.

‘Onde Tudo Começou’ é o tema do evento e segue a linha Stand Up Comedy. Kauã, Stefany e os amigos Jordan Gabriel e Eliana Cristina se fantasiam de palhaços para arrancar sorrisos do público. Na apresentação, o grupo mostra como começou a jornada, sempre brincando e interagindo com o público,

Idealizado por Kauã, a “Operação Sorriso” existe há três meses e visita hospitais, asilos, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e vários lugares da Prefeitura de Caraguatatuba.

O jovem a ideia surgiu depois de passar por um sério problema de saúde que só foi descoberto após dois anos. “Cheguei a sair do país para tratamento. Durante um período fiquei internado no hospital de São Sebastião. Lá eu percebi o quanto é importante uma motivação, uma distração. Familiares sempre dizem “você vai ficar bem”, mas, às vezes, aquela pessoa com o nariz vermelho faz toda a diferença. Fez para mim”, disse o jovem que hoje está curado.

Os jovens fazem visitas aos pacientes das instituições com o objetivo de fazê-los felizes ou apenas para conversar. Em julho, o grupo realizou o “Dia do Abraço”, na Praça Dr. Cândido Motta, mobilizando centenas de pessoas com reações distintas.

“No começo foi difícil. As pessoas não nos aceitavam muito bem”, fala Kauã. “Diziam que nós estávamos contaminando as pessoas dos hospitais. Fomos até proibidos de entrar em alguns lugares”.

O retorno positivo veio da Irmã Márcia, da Casa de Saúde Stella Maris. “Ela disse que depois da nossa visita os pacientes não tiravam o sorriso do rosto. Foi o suficiente para saber que não deveríamos parar”.

Serviço
“Onde Tudo Começou”, com grupo Operação Sorriso
Data: 12/8, sábado
Local: Auditório Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, Centro
Horário: das 18h às 19h30
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *