Operação Verão começa dia 19 com reforço da PM e serviços públicos

A Operação Verão no Litoral Norte terá início no dia 19 de dezembro com a chegada de pelo menos 700 policiais militares, 200 guarda-vidas e 28 policiais rodoviários estaduais. Também haverá reforço das equipes de abastecimento de água e energia para evitar problemas, em especial na virada do ano quando a região deve receber mais de 2,5 milhões de turistas.

O maior contingente da Polícia Militar será para Caraguatatuba, a maior cidade do Litoral Norte, que recebe 214 homens, seguida de Ubatuba, com 175, São Sebastião com mais 126 e Ilhabela em torno de 90, além do efetivo da região.

De acordo com o comandante do 20º Batalhão da PM, tenente coronel Cesar Eduardo Ferreira,  também devem chegar 100 viaturas que ficam no litoral até o dia 8 de fevereiro, quando termina o Carnaval. Também são esperados dois helicópteros Águia, sendo que um terá como base Ubatuba para apoio ao Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e demais ocorrências.

O GBMar recebe 112 guarda-vidas do Estado e 92 dos municípios para a cobertura das praias mais procurados e mais perigosas. O comandante do grupamento, capitão João Batista Rapaci contará, ainda com 8 botes, 6 jets skis, 4 quadriciclos e uma lancha.

Segundo ele, durante a temporada passada foram realizados 778 salvamentos e registrados cinco óbitos “Nossa meta é de zero salvamento para essa temporada, por isso é importante o turista seguir as orientações, evitar as correntezas e locais demarcados pelos nossos bombeiros”.

Rodovias

Para fiscalização nas rodovias estaduais dentro de Caraguatatuba e Ubatuba serão mais 28 homens na Tamoios (SP-99), Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos (SP-55). O comandante do 3º Pelotão, tenente Paulo Henrique Monteiro, destaca que as principais infrações a serem combatidas são motocicletas irregulares, falta de cinto de segurança, ultrapassagem errada, velocidade em excesso e uso de bebida alcoólica. Pelo menos 12 bafômetros serão usados nessas vias.

Água

A Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico no Litoral Norte, deve entregar, ainda neste ano, as obras do Guaxinduba (Caraguatatuba), Araçá (São Sebastião) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ilhabela. A meta é garantir uma temporada sem problemas de saneamento com a operação de 40 sistemas, segundo informações do superintendente regional, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro. “Desde o início deste ano temos feito reforços nos nossos sistemas”.

Novas campanhas e ações com as prefeituras, por meio das Vigilâncias Sanitárias, devem ser realizadas no período da temporada, quando a maior parte das casas de veraneios é ocupada, para que seja feita a ligação de esgoto à rede da Sabesp.

Conforme a empresa, hoje Caraguatatuba conta com 97% de rede de água pronta e 85% de rede de esgoto, São Sebastião 89% e 76%, respectivamente, Ilhabela 91% e 52% e Ubatuba com 93% e 52%, devendo chegar a 70% da rede de esgoto.

Diretor geral da EDP explica Operação Verão (Foto: Nova Imprensa)

A EDP, empresa responsável pela concessão de energia em São Sebastião e Caraguatatuba investiu R$ 16 milhões para evitar que as cidades tenham problemas com energia, em especial na virada do ano.

“Nossa rede está preparada para receber sobrecarga de até três vezes mais que a normalidade”, explicou o diretor geral da empresa, Marney Antunes. Ainda conforme ele, há acompanhamento on line que possibilita remanejamento de energia, de forma imperceptível para o usuário.

Segundo Antunes, as principais ocorrências de falta de energia no Litoral Norte são por descarga atmosférica e árvores em encostam na fiação. “Trabalhamos para que o atendimento seja o mais breve possível e nosso tempo médio de resposta é de 1h30”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *