Marinha do Brasil reforça campanha Travessia Segura em Operação Verão

Por Mara Cirino

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião realiza até 10 de março a Operação Verão 2018/2019 em todo Litoral Norte. Neste período a fiscalização do tráfego aquaviário é intensificada nas áreas de maior concentração de embarcações como esporte e recreio e de turismo náutico.

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Delegacia de Portos e Costas (DPC) mostram que, dos acidentes registrados, as lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 74% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

A principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio, segundo a DPC, é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis.

Por isso, neste ano, a campanha traz como mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer.

Na Operação Verão passada foram lavrados 126 autos de infração, com 14 embarcações apreendidas. Não houve ocorrência com óbito. Outras ocorrências corriqueiras são: condutor navegando sem portar o documento da embarcação e/ou o seu documento de habilitação, embarcação sem extintor de incêndio a bordo, embarcação com excesso de passageiros, falta do uso de coletes salva-vidas (passageiros e tripulantes), impropriedade visual (embarcação sem o nome gravado no casco ou com o nome incompleto), ausência do plano de navegação a bordo, dentre outros.

A unidade da Delegacia da Capitanias do Porto de São Sebastião tem cerca de 25 mil embarcações registradas, das quais e torno de 16 mil são de esporte e recreação.

A Marinha do Brasil frisa que assim como na terra, pilotar embarcação alcoolizado é crime. Por isso, durante toda a operação serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

15 recomendações para a Segurança da Navegação: 

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo.

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes.

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Guarde sempre um terço para eventualidades.

13) Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14)Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas.

15) Não polua mares, rios e lagoas. O meio ambiente e a sua família agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *