Caraguatatuba reduz 80% da demanda por exames de alta complexidade

Caraguatatuba conseguiu reduzir a demanda por exames de alta complexidade em 80%. Segundo a Prefeitura, o fato se dá por conta de mutirões realizados ao longo do ano, com recursos da Secretaria de Saúde que chegam a R$ 562 mil.

Ainda de acordo com a administração, a demanda eprimida de exames vinha desde 2015. De maio a novembro deste ano foram realizados 3.718 exames de imagem, a maioria de alta complexidade. Firam 646 tomografias, 431 eletroneuromiografias, 400 ressonâncias magnéticas, 297 colonoscopias, entre outros exames.

Ao longo de 2018, a Prefeitura de Caraguatatuba também promoveu mutirões em outras áreas, como consultas (5 mil atendimentos), mamografia (4.669 exames), oftalmologia (756 atendimentos) e eletrocardiograma (200 exames).

Para facilitar a vida dos pacientes, a Secretaria de Saúde está implantando um sistema de gestão através da internet. Ou seja, quando o exame fica pronto já é encaminhado diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) referenciada do paciente. A partir daí, o médico tem acesso virtual ao resultado e inicia os devidos tratamentos, quando necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *